Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Abril / Metodista encerra programação do Dia das Boas Ações com mesa-redonda

Metodista encerra programação do Dia das Boas Ações com mesa-redonda

Tema do debate foi a ressocialização e inclusão social por meio de projetos de extensão

19/04/2018 14h10 - última modificação 19/04/2018 16h06

Debate falou de projetos de extensão (Foto: Renan Muniz/DICOM)

Após promover 15 eventos em apoio ao Dia Das Boas Ações, a Universidade Metodista de São Paulo encerrou a programação na noite desta quarta-feira (18), com mesa-redonda que teve como tema a universidade, parceiras com ONG's e possibilidades de transformação econômica e social.

Foram responsáveis pelo debate os professores João Gremmelmaier Candido e Fátima Cristina dos Santos. Na oportunidade, os alunos foram estimulados a conhecerem os projetos de extensão da universidade e ouviram histórias de ONGs que promovem a ressocialização e inclusão social.

De acordo com a professora Fátima, a mesa-redonda foi importante justamente para causar reflexão e divulgar os projetos de extensão que a Metodista oferece. “Os alunos podem se interessar em participar dos projetos, que são extremamente relevantes para a comunidade, além de repensarem sobre a questão de ONGs, terceiro setor e criarem consciência social”, disse Fátima.

Um dos projetos citados pelos professores ao longo da mesa-redonda é o “Gente é para Brilhar”, que auxilia ex-moradores de rua que vivem na Comunidade Padre Pio a utilizarem suas habilidades para abrirem uma cooperativa. Leia mais sobre.

Para o professor Candido, a extensão é um braço da universidade junto com a pesquisa e o ensino, mas por vezes acaba tendo pouca visibilidade por parte dos alunos. “São ações mais práticas que são desenvolvidas na comunidade. Os projetos contribuem profundamente na comunidade, como por exemplo o ‘Gente para brilhar’, que uma extensão que já está sendo colhida”, afirmou o professor.

Engajamento social

A iniciativa do Dia das Boas Ações é da ONG Atados, uma plataforma gratuita que conecta quem busca trabalho voluntário com organizações sociais por meio de oportunidades de engajamento social. Qualquer pessoa pode se inscrever e buscar por projetos no site do Atados. Já do lado das organizações, as iniciativas por enquanto estão limitadas às cidades da Região Metropolitana de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília.

A Universidade Metodista de São Paulo participou e promoveu eventos entre os dias 15 e 18 de abril, todas franqueadas a alunos, funcionários e comunidade. Além disso, houve arrecadação de itens de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e materiais escolares (cadernos, lápis, canetas, dentre outros) no local das atividades no campus Rudge Ramos. Apesar da programação ter sido encerrada, a arrecadação prossegue até sexta-feira (20) e você pode fazer sua contribuição na pastoral de cada curso. Faça sua doação e ajude o próximo! 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,
X