Espiritualidade e autoconhecimento: Dia das Boas Ações promove atividades para pessoas da terceira idade
18/04/2018 17h55 - última modificação 20/04/2018 14h12
Como parte da programação do projeto Dia das Boas Ações, a Universidade Metodista de São Paulo promoveu, entre os dias 16 e 18 de abril, várias ações no campus Rudge Ramos.
Além de palestras e oficinas nas áreas de Saúde, Direito e Recursos Humanos, foram oferecidas atividades com foco em espiritualidade e bem-estar, por meio de uma parceria entre o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e a Pastoral Universitária e Escolar.
Na tarde de ontem (17), foi realizada a palestra "Cultivo da Espiritualidade", voltada para pessoas da terceira idade. Promovida de forma paralela a uma das atividades semanais do Programa Aquarela, o encontro foi conduzido sob a ótica do capítulo 12 do livro de Gênesis, que narra o chamado de Abraão. A partir do texto bíblico, o Rev. Hércules de Andrade, da Pastoral, abordou a importância do exercício de uma espiritualidade que não seja apenas individual, mas refletida nas relações interpessoais.
Que mulher sou eu?
Também no dia 17 ocorreu a palestra “Espelho, espelho meu, que mulher sou eu?”, ministrada pela psicóloga e agente da Pastoral Rosane Silva de Oliveira. O objetivo da atividade foi conscientizar as participantes sobre a importância do autoconhecimento.
A agente da Pastoral conduziu uma dinâmica na qual as mulheres deveriam olhar dentro de um chapéu e dizer se o tirariam para a pessoa da foto que estava ali dentro. Quando foram autorizadas a olhar as imagens, as participantes se depararam com espelhos. A partir disso, todas precisaram falar a respeito daquela pessoa, sem revelar ao grupo de quem se tratava.
“Essa dinâmica é um pouco antiga, mas é interessante para a gente refletir sobre como é a experiência de se ver”, explicou Rosane.
Participante assídua das atividades do Programa Aquarela e também presente nas palestras do Dia das Boas Ações, Natalyr de Souza, a dona Didi, ressaltou a importância da Metodista abrir suas portas para a comunidade, sobretudo para pessoas da terceira idade. “Onde tem vaga e posso vir, eu venho. A melhor coisa que a gente pode fazer é trocar experiências, afinidades e a nossa amizade. Isso nos fortalece”, destacou.
A arrecadação de itens de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e materiais escolares podem ser feitas até o dia 20 de abril, na Pastoral Universitária e Escolar – Campus Rudge Ramos (Edifício Sigma, Sala 205)