Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Setembro / DUA aproxima jovens da vida universitária e apresenta infraestrutura da Metodista

DUA aproxima jovens da vida universitária e apresenta infraestrutura da Metodista

Confira como foi o evento de 2017

30/09/2017 15h50 - última modificação 25/10/2017 13h55

O Dia da Universidade Aberta 2017 da Universidade Metodista de São Paulo uniu conhecimento e diversão em atividades durante todo o evento. Para quem vai prestar o vestibular do primeiro semestre de 2018, as inscrições foram gratuitas. Professores e alunos da Universidade ofereceram oficinas, palestras e plantões de dúvidas para os futuros vestibulandos. Também a Educação a Distância Metodista montou estande para informações sobre cursos on-line.

O palco contou com programação diversificada de palestras, bate-papo com as youtubers Taciele Alcolea e Maria Venture, sorteio e apresentações musicais dos grupos Turistae e Banda do Colégio. O encerramento ficou por conta da Makossa, bateria da Atlética de Comunicação.

Quem passou pela Metodista pôde ver de perto a youtuber Taciele Alcolea, que contou um pouco da sua época de vestibulanda (ela se formou em Administração, mas disse que tinha vontade de fazer outros cursos) e deu dicas para quem está vivendo essa fase: muito preparo e calma na hora da prova.

No DUA, todas as áreas de conhecimento oferecem atividades interessantes e divertidas. Para o pessoal de Exatas, a Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação preparou oficinas bem legais para quem ainda não decidiu o curso ou para quem está repensando sua atuação profissional.

Thiago Ferreira, de 24 anos, por exemplo, faz curso técnico de Gestão, mas agora está pensando em cursar Engenharia Ambiental e Sanitária na Metodista. “Eu estou em dúvida, para falar a verdade. Gosto muito de gestão, trabalho com marketing desde os 18 anos de idade. Porém acho que vou trabalhar na área Ambiental, tenho um tio que trabalha nessa área e ele gosta bastante”, conta.

O futuro vestibulando também diz que gostou do evento e da oportunidade de conversar com os estudantes do curso. Juliana Batista, de 23 anos, está no 9º semestre e explica que ao apresentar fotos e projetos realizados ao longo do ano, percebe que o público se surpreende: “Eles já vêm com uma opinião formada sobre a Engenharia Ambiental, mas quando chegam aqui veem que não é só isso. Às vezes nem querem entrar, mas quando percebem que existem diversas possibilidades, ficam mais animados”.


Tirando as dúvidas

Os plantões de dúvidas e oficinas aconteceram durante todo o evento, apresentando projetos como o Sumô de Robôs e o Exoesqueleto, oficinas de aplicações para a internet, laboratório de prototipação digital, funcionamento de redes de computadores e maquete de condomínio sustentável.

O pessoal que quer trabalhar na área de Educação conheceu brincadeiras antigas e bateu um papo sobre a formação do professor, ouviu histórias contadas por Maria Inês Breccio, fez tradução de piadas e, com diversos jogos, aprendeu que matemática e ciências também podem ser divertidas. Igor Villar e Sabrina Pessoa, de 19 anos, cursam Licenciatura em Ciências Biológicas e apresentaram um experimento de física. Os dois participam do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), o que já os prepara para o futuro nas salas de aula.

Os alunos dizem que não ficaram nervosos de apresentar o experimento no DUA, pois estão acostumados com essa prática constante. “Estamos apresentando tanto o Pibid, quanto o curso e está tranquilo, desde o primeiro semestre a gente teve que apresentar bastante”, diz Sabrina. “Isso é uma coisa frequente no nosso curso, a gente tem muita aula de metodologia, de como apresentar melhor, então fica bem fácil”, completa Villar.

Quem já está se preparando para falar em público é a Mirela Cristina, de 18 anos, que está terminando o ensino médio e quer fazer Jornalismo no ano que vem. “É uma Universidade ampla, né? Bem grande. É a primeira vez que eu venho e o método de ensino é bem diferente do que estou acostumada”, diz. A futura jornalista conheceu a Redação Multimídia, um dos espaços de comunicação da Universidade.

Os estudantes da área puderam visitar os estúdios de Rádio e TV, conhecer a Sala de Projetos de Publicidade e Propaganda, realizar oficinas de Produção Multimídia, Jogos Digitais, Relações Públicas e Design de Interiores.

Opções não faltaram para candidatos que quiseram conhecer a Escola de Ciências Médicas e da Saúde. Filas se formaram na Policlínica para participar de avaliação física e receber orientação nutricional, além de receber massagens corporais e garantir uma sessão de limpeza de pele no Instituto de Estética e Cosmética. Professores e coordenadores de cada curso receberam interessados durante todo o dia em bate-papos animados, esclarecendo dúvidas e oferecendo detalhes das profissões.

Depois de conhecer a academia-escola e o Poliesportivo do campus Rudge Ramos, Carolina Cirillo, 18 anos, moradora de São Bernardo, ficou mais próxima de decidir por uma carreira na área. Amante de futebol desde criança, ela pretende fazer Educação Física e ainda tentar uma oportunidade de jogar em um time profissional.

Ao lado do namorado Gabriel Fernandes, 18 anos e também de São Bernardo, os dois concluíram cursinho e acham que têm boas possibilidades de passar no vestibular. Gabriel, por sinal, quer seguir o instinto para ingressar na área de Marketing. Formado pelo Senai e vindo de um curso de exatas, ele vai apostar na sua habilidade criativa para trabalhar com comunicação.

Na Escola de Ciências Médicas e da Saúde o DUA possibilitou ainda experiências como visita guiada ao laboratório de anatomia, passar por uma blitz postural e identificar os desvios físicos, conhecer o laboratório multidisciplinar de odontologia e também participar de oficina de orientação vocacional com psicólogos.

Gestão

Já na Escola de Gestão e Direito foi possível participar de um Júri Simulado na Sala de Audiência, que ficou lotada. Alunos de Direito representaram um debate sobre “Métodos Alternativos de Solução de Conflitos no Código de Processo Civil”. Regina Vieira da Silva, 19 anos, que acaba de concluir Ensino Médio na Escola Estadual Luiza Collaço, em São Bernardo, aguardava ansiosa na fila para participar da atividade. “Vim para o DUA conhecer as possibilidades na área de Humanas, que é onde me identifico. Direito está sem dúvida entre minhas perspectivas”, falou.

Fóruns e palestras deram o tom dos cursos de Gestão. "Ser administrador: criar minha empresa ou evoluir outra?” foi o tema do bate-papo promovido pela graduação de Administração, que na Metodista é oferecida na modalidade presencial e a distância. Já em Ciências Contábeis os candidatos puderam conhecer o Apple Campus Rep, com demonstração de aplicativos utilizados em sala de aula, disponibilização de ipads para os visitantes e apresentação do projeto que seleciona alunos como representantes da marca. A Metodista é uma das cinco universidades no Brasil com o Apple Rep.

A palestra sobre as possibilidades de carreira em Logística e Gestão da Qualidade também atraiu muitos visitantes, enquanto o curso de Marketing promoveu quizes, debates sobre profissões do futuro e estratégias humanas. Um xadrez humano testou as habilidades dos jovens.

Serviços à comunidade

O Poupatempo disponibilizou no DUA a emissão da 1ª via da carteira de trabalho e só pela manhã já havia feito cerca de 50 atendimentos. No stand do CIEE os interessados puderam inscrever-se no programa Jovem Aprendiz, enquanto no estande da Assessoria para Inclusão o colaborador da Metodista Djeison Possamai falou sobre as ações de acessibilidade na universidade para pessoas com deficiência.

Também o Santander esteve presente para explicar as vantagens da conta universitária, que oferece bolsas de estudo nacionais e internacionais, além de bolsas de empreendedorismo. O gerente do posto bancário do campus Rudge Ramos, Denis Montoro, também falou do “Minha Profissão”, que disponibiliza vagas de estágio e emprego.

Campus Planalto

O campus Planalto reuniu uma série de atividades relacionados aos cursos da área da Escola de Ciências Médicas e da Saúde. Palestras, oficinas e visitas estiveram entre as atrações.

Os interessados na carreira de Medicina Veterinária puderam conferir toda a infraestrutura e aprender como se dá o funcionamento do Hospital Veterinário. Além disso, foi possível assistir a um vídeo com uma cirurgia e visitar o Laboratório de Anatomia Veterinária.

Carolina Kowalsky é aluna do 4º ano de Medicina Veterinária e estagiária do Hospital veterinário. Antes de iniciar seu curso, ela veio a uma edição do Dia da Universidade Aberta e teve certeza da graduação que deveria escolher. “Na época, tive pessoas que me mostraram o hospital e tiraram todas as minhas dúvidas, isso foi fundamental”.

Neste ano, Kowalsky teve como função conduzir os visitantes na visita ao hospital. “Os alunos adoraram a visita e perguntaram muitas coisas. E como estamos lidando com animais, eles ficam ainda mais curiosos e até emocionados. Falei sobre o funcionamento da universidade e tirei dúvidas sobre temas como eutanásia, uma das questões que mais se repetiram”, conta.

João Paulo Mota ainda não sabe o curso que irá escolher para o vestibular. Por isso, gostou de saber mais sobre Medicina Veterinária. “Para quem está em dúvida, o evento é muito bom. Ver as coisas na nossa frente ajuda a escolher. Como gosto muito de animais, agora estou pensando se faço o curso de Medicina Veterinária”, revelou.

As atividades de Gastronomia também fizeram sucesso no campus Planalto. Os visitantes visitaram o Laboratório de Alimentos e obtiveram diversas informações sobre o curso, além de receberem dicas preciosas sobre cortes de alimentos.

O professor Eduardo Lucas foi um dos responsáveis por conduzir os interessados no local e introduzi-los aos principais temas que cercam a gastronomia na atualidade. “Atualmente, a área exige vários tipos de conhecimentos aos profissionais. Entre eles destaco a capacidade de organização de eventos, de gerenciar restaurantes e de desenvolver cardápios”, explicou.

Aluna do ensino médio, Fernanda Santos gostou muito das informações sobre Gastronomia. “Além de conhecer a estrutura do curso, foi legal saber que é preciso muito mais do que saber cozinhar para atuar profissionalmente”, contou.

Biomedicina e Farmácia também marcaram presença com diversas atividades no DUA. Os alunos que compareceram ao campus Planalto conheceram de perto os laboratórios dos cursos e ainda conferiram oficinas de produção de gel antisséptico e comprimidos de cappuccinos.

O estudante Danilo Crispim está reunindo o máximo de informações possíveis para não errar na escolha de seu curso na hora de fazer o vestibular. Para ele, ter comparecido ao DUA foi fundamental para conhecer ainda mais sobre Farmácia. “O mais proveitoso foi tirar dúvidas presencialmente, além de ter acesso direto aos profissionais da área. Geralmente, só conseguimos fazer isso online, e não é a mesma coisa. Estou praticamente decidido a cursar Farmácia”.

Para quem não pôde comparecer ao Dia da Universidade Aberta, é possível agendar visitas para conhecer a Metodista, além de conversar com os coordenadores de curso.

E as inscrições para o Vestibular da Metodista continuam abertas, inscreva-se nos cursos presenciais, nos cursos EAD e nas graduações semipresenciais. Confira todos os detalhes do evento no nosso Facebook, no Instagram e no Flickr

Dia da Universidade Aberta 2017

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , ,
X