Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Outubro / Metodista integra Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras no biênio 2017-2019

Metodista integra Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras no biênio 2017-2019

Professor Paulo Borges passou a compor o Conselho Deliberativo

18/10/2017 14h50 - última modificação 04/07/2018 12h21

Nova gestão para o biênio 2017-2019 (Foto Divulgação)

A nova diretoria do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras) para o biênio 2017-2019 contará com participação da Universidade Metodista de São Paulo por meio do professor Paulo Borges Campos Júnior, que passa a integrar o Conselho Deliberativo. A nova gestão foi eleita em 3 de outubro último tendo à frente o reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor Benedito Guimarães, reeleito para a presidência.

O CRUB foi fundado em 1995 e tem sede em Brasília. Reúne atualmente 66 Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), que apresentam conceitos de 3 a 5 no IGC, ou seja, bem colocadas pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), do MEC. As ICES são instituições sem fins lucrativos, que desenvolvem ações essencialmente educacionais como ensino, pesquisa e extensão, com reconhecida excelência em suas atividades.  Também se destacam pela forte vocação social. O reitor Paulo Borges sublinha  a importância política para a Metodista de fazer parte de uma instância como o CRUB.

O 6° Fórum de Reitores ocorreu simultaneamente à 88ª Reunião Plenária da instituição, dias 2 e 3 de outubro, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A programação foi extensa e centrada na temática principal desta edição do Fórum “A ética e a Universidade”. A abertura foi feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal e jurista Alexandre de Moraes.

1ª Comenda de Mérito

Uma novidade no evento de 2017 foi a outorga da Comenda de Mérito Acadêmico das Universidades Brasileiras. A premiação busca destacar profissionais de Instituições de Ensino Superior com desempenho reconhecido nas áreas de gestão, ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social ou com projetos destacados em favor destas áreas, que tenham trazido importantes contribuições à educação superior brasileira.

A Comenda é concedida pelo CRUB com chancela do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Nesta primeira edição foram 27 indicados, de todas as regiões do País, que tiveram seus currículos e obras analisadas pela comissão avaliadora. O vice-reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, foi o agraciado da primeira Comenda.

O 6° Fórum de Reitores contou com participação ativa do Ministério da Educação nos diversos debates sobre a educação superior. O chefe da Divisão de Apoio à Avaliação da Capes, André Brasil, falou sobre “Mestrado e Doutorados Profissionais”. Já o secretário de Regulação e Supervisão Superior do MEC, Henrique Sartori, abordou as perspectivas na alteração do decreto n° 5.773. Os novos instrumentos de avaliação foram expostos pela representante do INEP e coordenadora da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, Ana Carolina de Aguiar Moreira Oliveira.

A vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), professora Elizabeth Guedes, apresentou painel especial sobre “Economia Colaborativa e o Papel das Associações na Geração de Valor”. Outra palestra falou sobre o “Projeto de Melhoria dos Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional”, com o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Antonio Carlos Filgueira Galvão.

Já a apresentação “Projeto Rondon – Contribuindo com o Desenvolvimento de Princípios Morais aos Universitários”, pelo coordenador de comunicação social do Projeto Rondon, Tenente Coronel Alexandre Scholtz, mostrou as novas perspectivas de integração com as universidades brasileiras, além de falar do projeto, a importância da participação das IES no Rondon e a diferença na vida do voluntário que participa da ação. A íntegra de todas as temáticas pode ser acessada no site do CRUB.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
X