Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Novembro / Metodista fecha parceria com Centro de Estudos Europeus da Universidade de Coimbra

Metodista fecha parceria com Centro de Estudos Europeus da Universidade de Coimbra

Acordo possibilita atividades de ensino, pesquisa e extensão

14/11/2017 20h14

Prof.Maria Cristina (segunda à esquerda) foi uma das representantes da Metodista no evento (Foto Alesp)

A Universidade Metodista de São Paulo assinou termo de colaboração com o CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX) da Universidade de Coimbra, em Portugal, para estudos de temas relacionados à União Europeia. Outros parceiros do convênio são o Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC) e o Instituto Legislativo Paulista (ILP), da Assembleia dos Deputados do Estado de São Paulo (Alesp).

O convênio foi fechado dia 10 de novembro último, no encerramento do seminário "Educação, Um Caminho para a Cidadania" realizado na Alesp com apoio da Metodista e Universidades de Coimbra e que debateu temáticas como educação para a inclusão, políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

"O termo de colaboração será fundamental para avanços em estudos e pesquisas na área educacional e no aprimoramento de políticas públicas voltadas para o setor", afirmou professora Isabel Maria Freitas, representando a Universidade de Coimbra. Segundo a coordenadora do curso de Direito da Metodista, professora Maria Cristina Teixeira, as atividades vão envolver ensino, pesquisa e extensão. Também participou a coordenadora de Graduação e Extensão, professora Alessandra Zambone.

Parlamento Europeu

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) é uma unidade de investigação da Universidade de Coimbra criada em 1998 e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Embora com foco na sociedade portuguesa, abre-se para pesquisa dos modos de inserção de Portugal nas sociedades contemporâneas, sobretudo a comunidade europeia. Desde 2011 CEIS20 promove o curso de 3º Ciclo em Estudos Contemporâneos, além de outras modalidades de pós-graduação. O espaço edita ainda a revista Estudos do Século XX, a série Cadernos do CEIS20 e, ao lado do Centro de Informação Europe Direct, em parceria com o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, a revista eletrônica Debater a Europa.

O seminário da Alesp também contou com participação da professora da Metodista Elizabete Cristina da Costa Renders, que debateu o tema "Educação - Caminho Necessário para a Inclusão" ao lado dos educadores Nina Ranieri (USP) e Maria Garcia (PUC-SP, além da deputada Estadual Célia Leão. Pela Universidade de Coimbra falaram os professores Isabel Freitas e Antônio Manuel Rochette, em palestra sobre "Cidadania, Territórios, Comunidades, Educadores e Desenvolvimento Sustentável". Outras abordagens foram "Cidadania Digital: Inclusão Digital" e "Políticas Públicas para a Educação: Alicerces para a Cidadania".

Anfitrião do encontro, o deputado Estevam Galvão reiterou compromisso em fortalecer os laços do legislativo paulista com instituições de ensino. "Através do ILP, vamos realizar outras edições do seminário, importantíssimo para avançarmos em políticas públicas na área educacional, na inclusão social e no desenvolvimento sustentável", disse.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,