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Alunos de Marketing e Processos Gerenciais pesquisam como a comunicação atrai consumidores

Atividade realizada no Golden Square Shopping abordou também visão empreendedora dos lojistas

23/10/2017 13h30 - última modificação 23/10/2017 15h53

Estudantes pesquisaram estratégias de comunicação e de posicionamento no mercado

Empreendedorismo e comunicação integrada foram os assuntos da aula prática realizada pelas turmas de Marketing e de Processos Gerenciais na noite de 19 de outubro no Golden Square Shopping, em São Bernardo. Numa primeira frente, os alunos fizeram pesquisa de campo com consumidores para avaliar a percepção da comunicação utilizada pelas lojas e, num segundo momento, avaliaram como alguns negócios se posicionam no mercado.

O objetivo foi fazer com que os estudantes percebessem como é difícil trabalhar os diversos elementos que impactam no desempenho de uma empresa no mercado e que elaborassem um olhar da comunicação como elemento chave para atração de consumidores.

“Trabalhamos também a questão da pesquisa de campo como elemento para desmistificar o que o empresário acha que deve ofertar ao público e partir para uma visão mais próxima da realidade, ou seja, da necessidade deste público. Significa que é preciso vender o que o mercado necessita e não o que o empresário gostaria de vender. Sistema puxado de produção”, descreve a professora Natacha Pouget, dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Marketing, que acompanhou o grupo.

Estratégias de gestão

Participaram da atividade as turmas de 2º e 3º semestres de Marketing e do 2º semestre de Processos Gerencias. Na primeira proposta de trabalho, sobre percepção da comunicação utilizada pelas lojas, os alunos pesquisaram que tipo de necessidade o consumidor possuía e que ainda não havia encontrado em nenhum produto ou serviço para resolvê-la; o que o consumidor gostaria que fosse inventado; sugestões que daria para modificar ou melhorar produtos ou serviços que utiliza; quanto estaria disposto a pagar pela solução se essas sugestões lhe fossem apresentada naquele momento.

Já na segunda proposta de trabalho os alunos deveriam levantar junto às lojas, além do tipo de produto ou serviço que oferecem e o público-alvo, qual problema o estabelecimento resolve na vida diária dos consumidores e analisar a forma como o serviço ou a venda é feito (trabalhando elementos mais variados como marketing, estratégia de abordagem aos clientes, visual do ambiente, diferencial, precificação em relação à concorrência, qualidade do produto/serviço etc). Nessa frente também avaliaram se a empresa é empreendedora, quem é o dono (grupo ou empresário individual) e quais as características da gestão.

“Quisemos analisar a capacidade e a visão empreendedora de alguns negócios e a ausência em outros, traçando um comparativo”, explica professora Natacha. Os dados da pesquisa comporão agora um projeto de ação dos estudantes, incluindo propostas de soluções para os problemas apontados e sugestões de oportunidades de negócios, além de melhoria no plano de comunicação.

Comunicar erros


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