Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / setembro / Guia do Estudante 2016 dá 58 estrelas a 16 cursos da Metodista

Guia do Estudante 2016 dá 58 estrelas a 16 cursos da Metodista

Jornalismo retoma pontuação máxima de 5 estrelas e Veterinária volta ao ranking

05/09/2016 18h50 - última modificação 12/09/2016 14h54

Dezesseis cursos de graduação da Universidade Metodista de São Paulo foram estrelados pelo Guia do Estudante em 2016, com destaque para Jornalismo, que retomou o nível máximo de 5 estrelas, e a volta de Medicina Veterinária ao ranking, com 3 estrelas. Foram no total 58 estrelas neste ano: uma graduação com 5 estrelas (excelente), oito cursos 4 estrelas (muito bom) e sete com 3 estrelas (bom).

A tradicional avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante leva em conta somente cursos presenciais em todo o País e com titulação de Bacharelado (com exceção de Pedagogia e Educação Física, que são licenciaturas). Cada curso recebe conceitos de pelo menos seis pareceristas, convidados entre coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores.

Veja o ranking de 2016 por ordem alfabética:

Curso..................... Estrelas
Administração................ 4
Biomedicina................... 4
Ciências Contábeis......... 3
Direito.............................3
Educação Física............... 3
Farmácia.......................... 3
Fisioterapia...................... 3
Jornalismo....................... 5
Med. Veterinária............. 3
Pedagogia....................... 4
Psicologia........................ 4
Public. Propaganda.. .......4
Rádio e TV....................... 4
Relações Públicas............4
Secretariado Executivo... 4
Tradutor e Intérprete...... 3

Para Rodolfo Martino, coordenador do curso de Jornalismo, a retomada do patamar de excelência reflete o novo projeto pedagógico que ele classifica de “ousado”, sobretudo pela introdução do ensino do jornalismo nas plataformas on-line. O estudante também já vinha sendo introduzido em temáticas novas na área, como empreendedorismo e o fenômeno das redes sociais. Professor Rodolfo destaca ainda a capacidade tecnológica da universidade que dá suporte ao curso, puxado pela experiência única no País de dispor de uma Redação Multimídia, além de parcerias com veículos campeões de audiência e credibilidade, casos de Rádio CBN, UOL e TV Futura.

“Nossa parte acadêmica é muito forte, com professores-doutores que são também docentes na pós-graduação em Comunicação. Nossos projetos de extensão são todos integrados com a pós”, cita o coordenador do curso de Jornalismo. O jornal impresso Rudge Ramos, com mais de 30 anos de circulação, e o RR On-Line, com mais de 1 milhão de acessos, são outras frentes onde os alunos realizam a prática diária da formação.

Veterinários nos EUA

O professor Nilton Abreu Zanco, coordenador da graduação de Medicina Veterinária, afirma que a volta ao ranking do GE com conceito 3 restabelece a trajetória de reconhecimento do curso iniciada em 2011. Ele atribui a boa avaliação à qualidade do projeto pedagógico que coloca o aluno desde os primeiros módulos em contato com a prática de ensino no Hospital Veterinário próprio da Metodista. Também destaca a abrangência da grade curricular. “Mesmo estando em um grande centro urbano, a Metodista envolve o aluno com todas as áreas do conhecimento veterinário, como o estudo de bovinos e equinos. Há anos conseguimos vagas de residência no Jóquei Clube de São Paulo”, cita professor Nilton.

Este ano a Medicina Veterinária da Metodista obteve nova conquista: os profissionais formados têm oportunidade agora de atuar nos Estados Unidos e no Canadá. A AVMA (American Veterinary Medical Foundation), associação de medicina veterinária dos EUA, adicionou a Metodista na lista de universidades qualificadas para o processo de certificação. Todos os ex-alunos poderão apresentar seu diploma para entrar no processo de certificação de veterinários estrangeiros, da ECFVG (Educational Commission for Foreign Veterinary Graduates), para praticar o exercício da profissão.

Secretariado pela 6ª vez

Já professora Ana Maria Martins, coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, se diz orgulhosa da conquista das 4 estrelas pela sexta vez. “O resultado representa o amor, a dedicação e o comprometimento da coordenação, do corpo discente, docente, direção e de todo o setor administrativo da instituição. A projeção da imagem do curso revela sua grande credibilidade, o que se traduz em excelentes ofertas de estágios para as alunas em empresas nacionais e multinacionais e até mesmo num crescente número de efetivações”, comenta professora Ana Maria.

A nova matriz modular do curso atende simultaneamente tanto as diretrizes do MEC quanto o mercado de trabalho, o que possibilita formar profissionais capazes de entender o processo organizacional, assessorando staffs, gerenciando setores e talentos, gerindo fluxo de informação, utilizando novas tecnologias, inovando, enfrentado mudanças culturais, econômicas, políticas, sociais e profissionais, descreve a dirigente. O curso conta com apoio da Consultoria da Escola de Gestão e Direito Metodista e da Central de Estágios da universidade, além de dispor de laboratórios de idiomas, informática, simulação de controle de gestão empresarial e moderna biblioteca.

“Os alunos são motivados a participar de seminários e congressos internos e externos, apresentando trabalhos e assessorando eventos como Ciclo de Palestras, Feira Intercultural, Gincanas, Dia da Universidade Aberta e Congresso Científico”, cita professora Ana Maria. O curso integra-se com as pós-graduações lato sensu em Assessoria Gerencial e em Gestão de Eventos, possibilitando formação continuada do aluno.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , ,