ABC sedia o mais importante fórum sobre formação e profissão de Engenheiro
12/04/2013 11h40 - última modificação 16/03/2016 16h39
Com expectativa de reunir cerca de mil participantes e tendo como tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo”, a 43ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia acontece este ano no ABC paulista, na Universidade Federal do ABC, de 8 a 11 de setembro próximo.
Trata-se do mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge). Entre os palestrantes internacionais já confirmados estão Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; Rui Lima e Diana Mesquita, da Universidade do Minho (Portugal); e Erik de Graaff, da Aalborg University (Dinamarca).
Cinco tradicionais escolas de Engenharia da região organizam o COBENGE: além da Universidade Metodista, FEI, Mauá, Fundação Santo André e UFABC. Inscrições até 30 de junho têm descontos de 40% (estudante não profissional R$ 120, associado Abenge R$ 306 e não associado, R$ 408). Até 31 de julho o desconto é de 20%. Visitas técnicas pagam R$ 60 (inscrições pelo http://www.abenge.org.br/cobenge-2015/)
Além de conferencistas internacionais, estão previstos minicursos, Feira Tecnológica e apresentações de dezenas de trabalhos em sessões técnicas e pôsteres.
Na edição de 2014, realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), o prêmio geral foi para um módulo que simula a iluminação natural em modelos de construções arquitetônicas, desenvolvido com a metodologia PBL (aprendizado baseado em projeto). Entre os pôsteres venceu “Robô pendular para educação em engenharia”. Na Feira Tecnológica, destaques para “Produção de Tijolos Ecológicos com Solo Amazônico de Manaus e Presidente Figueiredo” e o aplicativo “Ruapp”, que permite aos usuários avaliar restaurantes universitários.
O evento reúne diretores de escolas de engenharia, coordenadores de cursos, representantes de conselhos, de entidades, de empresas e de organizações relacionadas à engenharia, além de professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados.
Estudo baseado em problemas
O tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo” busca atender à demanda por um engenheiro mais bem preparado para lidar com as necessidades do mundo atual. A educação em engenharia passa por revolução silenciosa. A Aprendizagem Ativa extrapola a atividade intelectual, estando vinculada às estratégias adequadas para o desenvolvimento das competências de um engenheiro colaborativo e atuante em um ambiente produtivo moderno.
Essas estratégias conquistam cada vez mais adeptos dentre os educadores nas escolas de engenharia, que as utilizam como diretrizes em sala de aula. Desde algumas edições mais recentes, observa-se que o Ensino Baseado em Problemas, Ensino Baseado em Projetos, Aprendizagem Ativa e outros termos associados a essas estratégias têm se tornado cada vez mais frequentes nos encontros dos professores no COBENGE.
XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Quando: 8 a 11 de setembro de 2015
Onde: campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC, Rua Arcturus, 03, Jardim Antares
Tema: “Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo”
Organização: Universidade Metodista de São Paulo, Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Federal do ABC
Promoção: Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
Inscrições e informações: http://www.abenge.org.br/cobenge-2015/
Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.