Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / Setembro / Metodista conquista 70 estrelas no Guia do Estudante

Metodista conquista 70 estrelas no Guia do Estudante

Publicidade e Propaganda; e Rádio, TV e Internet conquistaram 5 estrelas, o máximo da avaliação, sendo considerados excelentes

04/09/2015 20h25 - última modificação 08/09/2015 20h40

O Guia do Estudante divulgou nesta sexta-feira, 04 de setembro, o resultado da avaliação de cursos superiores realizada pela publicação, que estará na revista GE Profissões Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro de 2015.

Mais uma vez, a Universidade Metodista de São Paulo apresenta ótimos resultados: ao todo, foram conquistadas 70 estrelas pelos 18 cursos avaliados (cursos tecnólogos; da modalidade EAD – Educação a Distância; e de teologia não são avaliados pela publicação).

Os destaques foram os cursos de Publicidade e Propaganda; e Rádio, TV e Internet, que conquistaram 5 estrelas cada um. Isso ressalta a força da área de Comunicação que, desde 2004, teve cursos agraciados com 5 estrelas por oito vezes.

Outro motivo para comemoração é que, neste ano, a Metodista bateu o recorde de cursos avaliados como ótimos (5 estrelas) ou muito bons (4 estrelas): além dos dois cursos 5 estrelas (Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet), 12 cursos conquistaram 4 estrelas, mais do que em qualquer outro ano do ranking.

Diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, o professor Nicanor Lopes afirma que "a Metodista, desde as suas origens, prima por uma educação de qualidade, essa é uma marca da identidade da Instituição. Os cursos estrelados da área de Comunicação podem ser entendidos a partir dos seguintes critérios: qualificação acadêmica e profissional do corpo docente e infraestrutura dos laboratórios. A conjugação teoria-prática faz o diferencial dos cursos desta área."

Para o professor Nicanor, um dos diferenciais da Universidade é o compromisso com a formação cidadã dos profissionais. "Além de oferecer os conteúdos específicos para a formação profissional de qualidade, a Metodista procura oferecer valores de cidadania e a convicção de que é possível um mundo melhor. Acredito que o reconhecimento se dá pela visão de mundo que a Instituição oferece às pessoas que dela fazem parte, sejam os colaboradores administrativos, coordenadores de cursos e corpo docente. Tudo isso deve refletir na formação de nossos discentes. Eu acredito que o reconhecimento da comunidade se dá nesta perspectiva, temos uma visão de mundo que revela nossas intenções na formação de nossas alunas e nossos alunos."

Veja os números detalhados:

5.gif

  • Publicidade e Propaganda
  • Rádio, TV e Internet



4.gif

  • Administração
  • Biomedicina
  • Ciências Contábeis
  • Educação Física
  • Fisioterapia
  • Jornalismo
  • Letras - Tradutor e Intérprete
  • Marketing
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Relações Públicas
  • Secretariado Executivo Bilíngue



3.gif

  • Ciências Econômicas
  • Direito
  • Farmácia
  • Sistemas de Informação



Seis cursos melhoraram de posição em relação ao ano passado: Biomedicina; Fisioterapia; Psicologia; e Letras - Tradutor e Intérprete, que passaram de 3 para 4 estrelas; e Publicidade e Propaganda; e Rádio e TV, que passaram de 4 para o patamar máximo de 5 estrelas.

Em relação à edição passada, uma novidade: o curso de Sistemas de Informação, que não aparecia na edição 2014 e que, neste ano, foi avaliado como Bom (3 estrelas). Esta é a segunda vez que o curso é bem avaliado (na edição 2013, também conquistou 3 estrelas).

Sobre a avaliação

A avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante mede a qualidade de mais de 12 mil graduações, elegendo os melhores (na edição GE Profissões 2015, foram estrelados 7,7 mil cursos). A avaliação é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Os cursos recebem um questionário, composto de 13 questões. Entre os assuntos tratados estão temas relativos ao corpo docente, produção científica, infraestrutura, inserção dos alunos no mercado de trabalho, internacionalização e atividades de extensão. As respostas são disponibilizadas aos pareceristas para auxiliá-los no processo de avaliação. O Ibobe Inteligência é o instituto responsável pela consultoria técnica na coleta, sistematização e análise de dados.

Critérios

- Para o ranking, o Guia do Estudante avalia cursos de bacharelado (com exceção de Pedagogia, em que são avaliadas somente as licenciaturas; e Educação Física, em que são consideradas prioritariamente as licenciaturas).

- Data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2013;

- Ser presencial (cursos EAD – Educação a Distância e Tecnólogos não são avaliados).

- Ter turmas (s) em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático