Cursos de Exatas seduzem com robôs, controladores lógicos e estações de tratamento
26/09/2015 15h20 - última modificação 29/09/2015 17h17
Já pensou em ir a uma balada e, com a pressão dos pés enquanto dança, produzir energia elétrica para abastecer casas e iluminação pública? Pois isso já é possível na Holanda e chega timidamente ao Brasil em uma casa noturna em Pinheiros, que começou a utilizar equipamento osciloscópio com placa pieso-elétrica. O nome é pomposo, mas trata-se de uma chapa que, comprimida por algum peso, libera cargas elétricas que vão para uma bateria e – bingo! – gera energia.
Essas e outras novidades podem ser conhecidas no espaço da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação no Dia da Universidade Aberta da Metodista. O projeto foi mostrado pelo curso de Engenharia Ambiental, que também está expondo uma maquete completa sobre tratamento de esgoto. Do recolhimento da água poluída à decomposição e filtragem dos resíduos sólidos, devolvendo essa água para a natureza, todo o processo está detalhado em linguagem simples para os visitantes.
Conheça os cursos da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação e saiba mais sobre cada um deles.
O Espaço de Engenharias e TI também está expondo o Exoesqueleto, um protótipo de perna mecânica já avançado desenvolvido pelo curso de Engenharia da Produção. Também podem ser vistos robôs de linha de produção e robôs que participam de campeonatos de sumô programados pela Metodista, todos construídos por alunos da universidade. E no curso de Automação Industrial é possível conhecer os CLTs (Controladores Lógicos Programáveis), programas capazes de executar todo o controle de produção de uma fábrica.
O DUA acontece até às 15h e é aberto e gratuito a todos. Fique ligado nas notícias que serão atualizadas ao longo de todo o dia no Portal da Metodista, no Facebook e no Twitter da Metodista. Confira a programação completa e participe!