Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / Novembro / Governo vai reduzir o valor do Fies pago em dinheiro

Governo vai reduzir o valor do Fies pago em dinheiro

Confira a notícia publicada pelo Jornal Valor Econômico sobre o tema

30/11/2015 19h05 - última modificação 30/11/2015 19h06

Reportagem do Valor Econômico de 26 de novembro de 2015 afirma que o Governo vai reduzir o valor do Fies pago em dinheiro. Confira o texto publicado na íntegra:

O Ministério da Educação (MEC) vai pagar às instituições de ensino apenas 60% do saldo dos títulos do Fies, financiamento estudantil do governo referente a novembro. Em outubro, as instituições receberam somente 80% do montante devido, segundo fontes do setor.

Os títulos do Fies são usados para as instituições de ensino pagar tributos - o saldo em relação ao valor do financiando é pago em dinheiro. Em média, 16% do valor dos títulos do Fies são revertidos em quitação de impostos. O restante é pago em dinheiro.

As instituições de ensino desembolsam em média 19% de sua receita líquida em tributos federais, mas alguns deles não podem ser pagos com títulos do Fies.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico da Educação (FNDE), autarquia do MEC, responsável pelo programa de financiamento estudantil, enviou comunicado às instituições informando que pagará um valor menor e que pode reduzir o percentual com base em uma portaria de 2010, que permite essa redução.

A mudança afeta as instituições de ensino menores, que têm menos de 20 mil alunos com o Fies, uma vez que o governo se comprometeu a pagar 12 parcelas em 2015. Nas grandes instituições, foram pagas somente oito parcelas e a última delas foi quitada no começo do segundo semestre. O MEC se comprometeu a pagar as outras quatro parcelas entre 2016 e 2018 para as instituições maiores.

Ainda segundo fontes do setor, as instituições de menor porte estão com dificuldades para pagar o 13º salário dos funcionários e professores devido a essa mudança no percentual pago pelo MEC.

Fonte: Valor Econômico

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático