Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / Março / Últimos dias de inscrição: selecionada pela CAPES, Metodista oferece cursos gratuitos de licenciaturas do PARFOR

Últimos dias de inscrição: selecionada pela CAPES, Metodista oferece cursos gratuitos de licenciaturas do PARFOR

12/03/2015 16h20 - última modificação 13/03/2015 11h01

Pré-inscrições foram prorrogadas até 16/03 e devem ser feitas na Plataforma Freire

Podem se inscrever professores e professoras, intérpretes de libras, auxiliares/assistentes educacionais ou profissionais/monitores de atividade complementar das redes públicas estadual e municipal, cadastrados no Educacenso 


Foram prorrogadas até esta segunda-feira, dia 16 de março de 2015, as inscrições para profissionais da rede pública para os cursos do PARFOR (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica). Entre as opções de cursos estão as licenciaturas em Educação Física, Ciências Biológicas e Matemática. Todos os cursos são públicos e gratuitos, mantidos pela CAPES, em cooperação com a Metodista.

Podem se inscrever, por meio da Plataforma Freire (http://freire.capes.gov.br) professores e professoras, intérpretes de libras, auxiliares/assistentes educacionais ou profissionais/monitores de atividade complementar das redes públicas estadual e municipal, cadastrados no Educacenso. As turmas devem ser compostas por ao menos 50% de docentes e intérpretes de libras; atendidos os docentes e intérpretes de libras inscritos, as vagas remanescentes são destinadas aos demais profissionais inscritos. 

Veja mais informações sobre cada curso:

Ciências Biológicas - Entre os destaques do conteúdo da licenciatura em Ciências Biológicas, estão o ensino das práticas didáticas, aulas de laboratório, desenvolvimento de jogos didáticos e projetos de ensino em educação.

Educação Física - O grande benefício da licenciatura em Educação Física oferecida pela Metodista é que a área de atuação do curso é muito abrangente. Além de atuar em escolas, os professores podem cursar mais um ano e adquirir o diploma de bacharel.

O curso é dividido em três grandes blocos: o primeiro aborda o conhecimento sobre o corpo, com temáticas biológicas. O segundo aborda o domínio pedagógico, auxiliando o profissional na área pedagógica, didática e facilitando o processo de ensino-aprendizagem. O terceiro bloco se refere às práticas físico-corporais, com módulos de conteúdos específicos de Educação Física, como o ensino de jogos, brincadeiras, esportes, danças e lutas.

Matemática - O foco do curso de licenciatura em Matemática oferecido pela Metodista é a formação em conteúdos matemáticos, formas diferentes de se ensinar Matemática, jogos matemáticos, resolução de problemas e o uso da tecnologia em sala de aula.

O principal diferencial do curso é que os profissionais formados também podem atuar como professores de Física, já que o curso possui uma carga horária compatível com a exigência do MEC para a atuação nesta área. O professor, portanto, dobra suas possibilidades de atuação profissional.

Veja o vídeo em que a professora Vera Lucia Stivaletti, Pró-Reitora de Graduação, dá mais detalhes sobre o PARFOR:

 

 
São dois formatos de cursos que a Metodista oferece dentro do PARFOR, destinados a dois diferentes perfis de docentes em exercício na rede pública de educação básica:


- 1ª Licenciatura – para docentes que não tenham formação superior, por atuarem no Fundamental I desde antes da vigência da LDB 9394/96, ou que, mesmo tendo formação superior estejam interessados em realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;

- Formação pedagógica – para docentes graduados no ensino superior mas que não tenham obtido licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

As aulas começam em agosto de 2015 e serão oferecidas às sextas-feiras à noite e aos sábados, de manhã e à tarde, lembrando que os horários variam de acordo com cada curso, sendo ajustados a cada semestre, de modo a cumprir, nas turmas do PARFOR, a mesma grade curricular, carga horária e duração em semestres oferecida pelos tradicionais cursos de licenciatura da Universidade Metodista de São Paulo, tendo, por isso, os diplomas dos cursos PARFOR a mesma validade das demais licenciaturas.

Os cursos do PARFOR ampliam as possibilidades aos docentes, permitindo o desenvolvimento da carreira e a possibilidade de participar de concursos. O PARFOR é um programa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que busca valorizar a experiência dos professores que já atuam em sala de aula. A Universidade Metodista de São Paulo foi uma das instituições escolhidas para oferecer os cursos do PARFOR graças à qualidade de suas licenciaturas.

Mais informações:

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

Plataforma Freire 



Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X