Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / Março / Faleceu o Pastor Reinaldo Brose

Faleceu o Pastor Reinaldo Brose

27/03/2015 17h55 - última modificação 30/03/2015 09h33

Faleceu o Pastor Reinhard Brose, que no Brasil passou a se chamar Reinaldo Brose. O Pastor chegou ao Brasil como missionário em 1965 junto com a esposa Susana e iniciou seu trabalho no Rio Grande do Sul nas comunidades de Soledade e Santa Maria. No fim da década de 1960, fez parte do Departamento Geral de Comunicação da Área Geral da Igreja Metodista do Brasil e logo depois mudou-se para São Bernardo do Campo para lecionar na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista a disciplina Educação Cristã, Comunicação e Pregação, que se tornou uma publicação.

Em 1969 e 1970 tornou-se Diretor dessa instituição. Contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento do curso de Rádio e TV do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS), hoje Umesp, inclusive na importação de equipamentos modernos para os estúdios. Em 2005 tornou-se tema de uma dissertação de mestrado, defendida por Herbert Rodrigues de Souza no programa de Pós-Graduação em Comunicação Social com o tema “Trajetória da Comunicação Eclesial Protestante no Brasil: O Pensamento e a Ação de Reinhard Brose”.

No fim da década 80 Reinhard e Susanne Brose retornaram com seus filhos para a Alemanha, onde receberam mais uma nomeação para a Igreja Metodista de Bremen. O casal mudou-se para a cidade de Berlim, onde participou ativamente na vida da Igreja, em nível local, distrital, regional e nacional.

Sua rica contribuição para a missão da Igreja reflete-se também nas suas publicações:

BROSE, Reinaldo. Comunicação cristã: o Evangelho e os Meios de Comunicação Social. São Paulo: Imprensa Metodista, 1972. 69 p., il

BROSE, Reinaldo. Manual do Catequista: Igreja Metodista Unida de Moçambique. São Paulo: Instituto Metodista de Ensino Superior, 1978. 58 p.

BROSE, Reinaldo. Cristãos Usando Meios de Comunicação Social: Tele-homilética. São Paulo: Paulinas, 1980. 203 p., il.

Hoje consultor em tecnologia educacional, Davi Betts foi contemporâneo de Reinaldo Brose e o define como um visionário, que acreditava na comunicação cristã. "Era um entusiasta da comunicação eletrônica, um homem de vanguarda, à frente de seu tempo". Davi Betts interagiu em pelo menos três projetos com Brose: no projeto TAT (Treinamento Aberto de Televisão, de sensibilização e leitura crítica da comunicação); como orientador do projeto Comunica, que capacitava membros da igreja para a comunicação cristã (feito à época de Finados); e na assessoria dos estúdios de rádio e TV do então IMS.

"Como um dos primeiros diretores da Faculdade de Comunicação, ele idealizou um curso extremamente laboratorial, com forte conteúdo prático aliado a uma boa base teórica", lembra Betts, que à época trabalhava na TV Educativa do Rio Grande do Sul e chegou à Metodista em São Paulo por meio de convite de Reinaldo Brose. Davi Betts foi um dos coordenadores dos estúdios, gerente de Novas Tecnologias, diretor da Faculdade de Exatas e primeiro diretor da DTI (Diretoria de Tecnologia da Informação) da Metodista de São Paulo. 

Texto elaborado pelo professor Helmut Renders, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Umesp e Pastor da Igreja Metodista em Rudge Ramos

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X