Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / Junho / Eclesiocom recebe trabalhos até dia 10 de junho

Eclesiocom recebe trabalhos até dia 10 de junho

08/06/2015 16h35 - última modificação 08/06/2015 16h59

Está aberta a chamada de trabalhos para a décima edição da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (Eclesiocom), que acontecerá no dia 27 de agosto, com o tema “Comunicação, Religião e Cidades”. O envio de resumo expandido deve ser feito até o dia 10 de junho.

Os trabalhos devem focalizar objetos sobre a relação entre Comunicação e Religião, em especial no cenário brasileiro contemporâneo, a partir dos campos da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia), utilizando metodologias de um campo específico ou de maneira transdisciplinar.

Segundo a professora Magali Nascimento Cunha, que coordena o Eclesiocom, a temática foi proposta pelos professores da UNIP, que buscaram unir duas linhas de pesquisa da universidade: “Comunicações e Cidades” e “Religião”. O debate envolvendo essas questões tem ganhado espaço no campo acadêmico. “A diversidade religiosa está presente nas cidades, às vezes até na mesma rua”, diz a professora, ao comentar como as manifestações religiosas dialogam com o espaço urbano. Um exemplo disso são as arquiteturas religiosas dos grandes templos que fazem parte da dinâmica das cidades, interferindo no processo comunicacional – não apenas midiático ou interpessoal, mas no visual. 

A Eclesiocom ocorrerá no Campus Indianópolis da Universidade Paulista (UNIP), que fica na Vila Clementino. A abertura oficial do evento ocorrerá às 9h, seguida de três seminários, ministrados pelos pesquisadores Edin Abumansur Sued, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Luís Mauro de Sá Martino, da Faculdade Cásper Líbero; e Maurício Ribeiro da Silva, da UNIP. No período da tarde, haverá apresentação dos trabalhos nos grupos temáticos.

O encontro é promovido pela Cátedra Unesco de Comunicação, sediada na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Coordenam o evento os professores José Marques de Melo (Cátedra UNESCO/Umesp), Magali Nascimento Cunha (Pós-Com/Cátedra UNESCO/Metodista/FATEO) e Jorge Miklos (UNIP).
As inscrições podem ser feitas acessando o endereço eletrônico: http://portal.metodista.br/eclesiocom/2015/inscricoes.


Histórico - A primeira edição da conferência aconteceu em 2006, com a temática “Mídia, Religião e a Sociedade do Espetáculo”. Já coordenado pelo professor José Marques de Melo o evento teve com a proposta fomentar a área e aproximar pesquisadores interessados na temática.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X