Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / Julho / Inscrições para o FIES começam dia 3 de agosto

Inscrições para o FIES começam dia 3 de agosto

Inscrições serão realizadas pelo Sistema de Seleção FIES e terminam dia 06/08

30/07/2015 20h25 - última modificação 31/07/2015 18h29

A partir do dia 3 de agosto de 2015, começam as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). As inscrições serão realizadas pelo Sistema de Seleção FIES – FiesSeleção somente até as 23h59 do dia 6 de agosto de 2015.

Devido às mudanças nas regras, a taxa de juros para o contratante será de 6,5%.

Para concorrer ao financiamento, o estudante precisa seguir os pré-requisitos abaixo:

  • Não possuir diploma do ensino superior;
  • Ter renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio;
  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média aritmética das notas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação. 

 

As exceções ficam, então, para os professores integrantes do quadro pessoal permanente da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério, que podem participar, desde que escolham uma licenciatura.

Outra exceção é para candidatos que concluíram o Ensino Médio antes de 2010 e não participaram de nenhuma das edições do ENEM de 2010 em diante. Nesse caso, a inscrição é permitida, desde que o candidato se encaixe nos demais requisitos.

Importante ressaltar que, mesmo para os participantes do ENEM de 2010 em diante, a apresentação da nota do ENEM não é obrigatória e o estudante pode optar em concorrer com outros pré-requistos.

Classificação
Os participantes serão classificados de acordo com as notas obtidas no ENEM, de maneira descrente. Em caso de empate, serão consideradas as notas da prova de Linguagens, nota da prova de Matemática, nota de Ciências da Natureza e a nota de Ciências Humanas, nessa ordem.

Para os estudantes que não participaram do ENEM em 2010 em diante, para os professores da rede pública e para quem optou em não utilizar a nota do ENEM, os critérios de classificação mudam e serão considerados a renda familiar, se egresso de escola pública, a declaração de etnia, o grupo familiar e se professor ou estudante.

Resultado
O resultado da pré-seleção será divulgado no site do Programa no dia 10 de agosto. Os pré-selecionados poderão concluir a contratação no financiamento entre 13 e 22 de agosto no próprio Sisfies. Quem ficar na lista de espera deve acompanhar o sistema, pois há a possibilidade de desistência dos pré-selecionados.

Confira o edital

 

Fonte: Folha Dirigida 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático