Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2015 / Janeiro / SIGA e Diário Digital facilitam ambiente de ensino-aprendizagem

SIGA e Diário Digital facilitam ambiente de ensino-aprendizagem

30/01/2015 18h32

Estar em dia com ferramentas modernas de gerenciamento da educação é preocupação constante na Universidade Metodista, por isso uma das primeiras ações no início de cada período letivo é colocar professores e alunos a par de novidades. Uma dessas ferramentas é o conjunto SIGA-Diário Digital, um ambiente digital criado para facilitar o planejamento acadêmico e a interação entre professores e alunos, já que permite postar aulas, notas e frequências, trocar arquivos, fazer o plano de ensino e enviar conteúdos, entre outras ações.

O SIGA-Diário Digital foi apresentado aos novos professores da Metodista dia 28 de janeiro último dentro da Semana de Capacitação Docente, em aula coordenada pela professora de Psicologia Suzana de Melo Contieri, da FacSaúde. “É um ambiente fácil de navegar e todo ano atualizamos com novas ações, como o Diário Digital introduzido em 2013 para registro online de presença”, cita ela.

Implantando em 2004, o SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica) permite fazer todos os apontamentos do calendário de aulas, criação do plano de ensino e do conteúdo do curso, divulgação de tarefas aos alunos e atribuição de notas, entre vários outros registros. Pode ser aberto em diversas plataformas a partir do nome do usuário e senha, seja de cursos presenciais ou EAD. Nas várias abas presentes é possível preencher os campos de tarefas por meio de menus que vão se abrindo.

O layout também facilita as visualizações. Nos quadros fixados no painel superior há os campos de Novidades, onde é possível saber, por exemplo, a entrada de um aluno novo na turma; Materiais, onde se pode subir aulas, exercícios e imagens; Questionário, que monitora perguntas de alunos; Fechamento, para a última semana de aula em cada semestre; Comunicação, para troca de mensagens com alunos por meio de emails ou chats; e o Relógio, onde o conteúdo dos registros é salvo a cada 30 minutos.

Outro campo bastante útil é o Calendário de Aulas, em que são apontados o cadastro de cada aula e o plano de avaliação. No rodapé da tela há os campos obrigatórios de preenchimento, por serem referências de consulta dos alunos. Estão ali os menus de Administração de Alunos (quem são, como localizar etc), Administração de Atividades (como um diário pedagógico), Rendimento Escolar (para frequências, faltas e notas), Plano de Avaliações e Lançamento de Notas Finais.

No Plano de Ensino, que deve ser registrado até a véspera do início das aulas para que possa ser liberado aos alunos no primeiro dia de atividades, constam dados como ementa do projeto pedagógico, objetivos gerais e específicos do curso, bibliografia básica e complementar e critérios de avaliação do estudante, entre outros.

Para alunos, o manual SIGA pode ser conhecido em detalhes em http://portal.metodista.br/siga-2.0/manualalunosiga.pdf

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático