Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Setembro / Livro coletivo ajuda quem quer iniciar ou incrementar seu negócio

Livro coletivo ajuda quem quer iniciar ou incrementar seu negócio

02/09/2014 15h40 - última modificação 10/10/2014 14h30

Apesar de a globalização ter estimulado uma explosão de pequenos e médios empreendimentos, a maioria ainda corre para se adequar às boas práticas administrativas. O cerco se fecha em torno de quem não se estrutura adequadamente, como demonstram dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa), segundo os quais a mortalidade atinge 25% dos pequenos negócios já nos dois primeiros anos de atividade.

Empreender no Brasil, entretanto, não é missão impossível caso sejam observadas questões elementares de gestão. E é sobre esse bê-a-bá que se debruça o livro “O que Todo Empreendedor Deveria Saber...” (Editora Metodista, 2014). O condimento principal da obra é que, além de um guia prático de gestão, reúne visões e experiências de duas dezenas de autores em 12 artigos, todos trazendo relatos da vida profissional.
“Esse pensar coletivo é o diferencial do livro, pois todos trouxeram conhecimentos da prática do dia a dia”, resume André Pelarin, que organizou a obra ao lado de Sílvia Taniguchi e Fulvio Cristofoli. Os três são professores na Faculdade de Gestão e Serviços (Fages) da Universidade Metodista de São Paulo, todos mestres na área.


Temas básicos

Por onde começar e o que fazer diante de eventualidades como estoque desabastecido são questões que atormentam quem pensa em se lançar ou já está na cruzada do empreendedorismo. “A falta de conhecimento é onde mais tropeçam os micros e pequenos negócios”, testemunha André Pelarin, ao justificar a preocupação em organizar uma obra que fosse de fácil leitura e abordasse temas básicos, desde as primeiras dificuldades com administração de custos até o uso de ferramentas modernas como e-commerce (comércio na internet) e sustentabilidade.

A opção por fornecer orientações elementares busca despertar e preparar quem quer cavar espaço no terreno dos negócios próprios. O caminho fica aberto, depois, para um segundo passo de aprofundamento em literatura específica aos que querem se especializar em determinados negócios, dizem os organizadores. Assim, em “O que Todo Empreendedor Deveria Saber...” é possível conhecer a tipologia psicológica do pequeno empresário, ou seja, seu preparo emocional para lidar com negócios, e dicas importantes de relacionamento humano, sobretudo com clientes.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X