CNPq e MEC abrem chamada para seleção de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica
02/10/2014 17h20 - última modificação 02/10/2014 17h26
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, está recebendo inscrições de projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica.
No total, serão financiados até R$40 milhões em projetos, distribuídos em parcelas para os anos de 2014, 2015 e 2016.
Confira as linhas de pesquisa:
- Linha 1: Projetos cooperados, com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, visando à solução de problemas reais do setor produtivo.
- Linha 2: Extensão tecnológica: projetos que visam à promoção da melhoria contínua e o aumento da competitividade das empresas, associações ou cooperativas, desenvolvendo ações de diagnóstico, transferência de tecnologia, serviços tecnológicos, propriedade intelectual e prospecção de oportunidades tecnológicas para inovação nos arranjos produtivos sociais e culturais locais.
- Linha 3: Torneio de educação profissional: projetos que visem à preparação de alunos dos Institutos Federais para participação em competições de conhecimentos e competências técnicas de abrangências regional, nacional e internacional, por meio de ações de difusão tecnológica, nucleação de grupos de estudantes e respectivos supervisores.
- Linha 4: Soluções tecnológicas: projetos cooperados elaborados e executados por professores com o envolvimento obrigatório de alunos de cursos técnicos com foco na solução de problemas reais, com natureza institucional, empresarial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos de impacto econômico ou social.