Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Março / Metodista recebe V Festival Sul-Americano de Cultura Árabe

Metodista recebe V Festival Sul-Americano de Cultura Árabe

17/03/2014

17/03/2014 10h10 - última modificação 18/03/2014 09h42

A Universidade Metodista de São Paulo recebe no dia 26 de março, com apoio do Núcleo de Arte e Cultura e Núcleo de Formação Cidadã, o V Festival Sul-Americano de Cultura Árabe, evento de caráter nacional que reúne diversas manifestações culturais e palestras espalhadas por diversos locais.

Neste ano, o Festival traz a palestra “Imagens e Islã: Reflexões sobre a produção de imagens em contextos islâmicos”, que trata sobre as restrições ao uso de imagem no Islã e o estatuto de fotografia na religião.

A palestrante e pesquisadora Francirosy Campos Barbosa Ferreira, da Universidade de São Paulo, trará suas reflexões obtidas ao longo de 16 anos em comunidades islâmicas (árabe, brasileira, africana e turca). Serão discutidos o estatuto da imagem no Islã e os modos como ele foi utilizado em anos de pesquisas com base em fotografias, vídeos, website e outros.

Sobre a palestrante

A professora doutora Francirosy Campos Barbosa Ferreira é antropóloga, docente do Departamento de Psicologia da FFCLRP – USP, coordenadora do livro “Olhares Femininos sobre o Islã”, Ed. Hucitec, 2010.

Em 1998 começou a pesquisar o uso da imagem fotográfica em comunidades islâmicas de São Paulo. Já tinha em mente que haviam restrições ao uso da imagem, mas buscava compreender como essas restrições apareciam em imagem fotográficas, se é que apareciam. Sua dissertação de Mestrado, defendida na USP em 2001, abarca as imagens produzidas pela imprensa, pelos muçulmanos e por ela.

Além da análise e produção de fotografias, também se dedicou a produção de documentários sobre temas islâmicos, tais como “Allahu Akbar, Sacrifício”, “Vozes do Islã” e “Círculo de Fogo”.

 

Festival Sul-Americano de Cultura Árabe na Metodista

Data: 26/03/2014 (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Anfiteatro Sigma – Campus Rudge Ramos – Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X