Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Março / Professor Oswaldo de Oliveira fala sobre o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial; assista

Professor Oswaldo de Oliveira fala sobre o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial; assista

21/03/2014

21/03/2014 14h50 - última modificação 21/03/2014 17h40

Em 1976, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 21 de março como o Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial. A data faz alusão ao acontecimento em Shaperville, África do Sul, no qual manifestantes contra o uso de um cartão que dizia onde era permitida a circulação de negros foram mortos e feridos pela polícia.  O fato, ocorrido durante o regime apartheid, se tornou um símbolo de luta contra a discriminação racial.

Segundo o professor Oswaldo de Oliveira, discriminação racial é qualquer tentativa de hierarquizar grupos humanos, ou seja, de estabelecer prioridades entre as pessoas por conta da cor da pele ou do local de seu nascimento.

Embora não existam “raças” entre os seres humanos, o professor lembra que o racismo é algo que persiste em nossa sociedade e que precisa ser combatido em busca de uma sociedade justa e igualitária.

Assista ao depoimento do professor Oswaldo de Oliveira Santos Júnior, coordenador do Núcleo de Formação Cidadã, na íntegra:

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático