A experiência da educação a distância
05/06/2014 13h36
A educação a distância (EAD) vem crescendo a cada ano no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), entre 2002 e 2008, o número de alunos dessa modalidade aumentou 900%, avanço conquistado devido à qualidade dos cursos e o formato das aulas.
Com esse crescimento, a educação a distância tem se mostrado uma estratégia para a expansão do ensino. Foi o que constatou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), a pedido da Confederação Nacional da Indústria, que apontou, entre outros importantes aspectos, que os alunos de educação a distância optam pela modalidade devido à flexibilidade de horário e o preço, que é mais acessível do que os preços dos cursos presenciais.
Além disso, com a atuação do Ministério da Educação e o reconhecimento dos cursos, o mercado de trabalho passou a dar mais espaço para os alunos da educação a distância, pois as empresas perceberam que esses profissionais possuem um perfil diferenciado, devido à disciplina e motivação que demonstram ao optar por cursos EAD.
Para compreender melhor os resultados da pesquisa realizada pelo IBOPE e entender como funciona a educação a distância, assista ao vídeo produzido pelo Canal Futura, que contou com a participação do professor doutor Luciano Sathler, diretor de Educação a Distância da Metodista: