Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Junho / Semana para Jesus tem o apoio de estudantes e professores de instituições metodistas de educação

Semana para Jesus tem o apoio de estudantes e professores de instituições metodistas de educação

24/06/2014

24/06/2014 22h50 - última modificação 26/06/2014 21h08

Para a Metodista, o mês de julho é marcado pela realização de projetos missionários em várias cidades do país. Projetos como Uma Semana pra Jesus são inesquecíveis tanto para as cidades que os recebem quanto para organizadores/as e participantes. A edição de 2014 começa no próximo sábado, 28 de junho, na cidade de Eldorado (SP) e se estende até 05 de julho.

Não é para menos. Uma multidão de pessoas chega à cidade uniformizada, cantando, animando as ruas e oferecendo serviços aos quais a população têm pouco ou nenhum acesso: atendimentos médico, odontológico, jurídico e psicológico; palestras de saúde, higiene e aparência pessoal; oficinas de artesanato, evangelização, música, teatro, e até serviços de reforma e construção. Todo o atendimento é gratuito e realizado voluntariamente.

“A Metodista apoia o Projeto Semana pra Jesus porque entendemos que esta é uma importante oportunidade para a inserção regional desta instituição, bem como para formação cidadã de nossos estudantes. Isto nos remete aos valores e intenções postos no Plano de desenvolvimento institucional, pois essencialmente a Universidade tem como compromisso o estabelecimento de pontos de contato e diálogo com a sociedade circundante, estendendo-se e deixando-se alcançar por esta”, explica a professora doutora Elizabete Cristina Costa Renders, coordenadora de Extensão e Inclusão da Universidade Metodista de São Paulo.

Foi como uma iniciativa de vários leigos e leigas, dirigentes de Federações de Homens e Mulheres da Quinta Região Eclesiástica (que abrange cidades do interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal e Tocantins), que nasceu o primeiro Projeto Missionário "Uma Semana Pra Jesus", em 1996.

Desde então, outras regiões aderiram ao projeto e vários estudantes têm participado, anualmente, destes grandes mutirões missionários. Uma dessas é a 5ª Região Eclesiástica, da qual faz parte a cidade de Piracicaba, cidade sede da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Neste ano, a Semana para Jesus dessa Região acontece em Brasilândia, no Mato Grosso do Sul. 

Organizado por sociedades metodistas de homens, mulheres e jovens ligados à Igreja Metodista - 5ª Região Eclesiástica, o projeto missionário reunirá centenas de voluntários durante os dias 4 e 12 de julho. O evento, que é anual e está na 19ª edição, promove ações voluntárias nas áreas de saúde, ação social e evangelismo, dentre outras, aos moradores de comunidades carentes de municípios nos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.

Dentre os voluntários deste ano, participa um grupo de 42 pessoas formado por alunos de distintos cursos, professores e funcionários da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Na universidade, as atividades a serem desenvolvidas no projeto são organizadas pela Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários e pelo Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular (Nepep).

Márcia Aparecida Lima Vieira, coordenadora de projetos de extensão do Nepep, conta que os participantes são alunos das três cidades em que a Unimep possui campus: Lins, Santa Bárbara d´Oeste e Piracicaba. Além dos estudantes, também compõem o grupo dois docentes e três funcionários da instituição. “Os unimepianos desenvolverão ações com os professores, agentes de saúde, cuidadores de idosos e monitores, além de outros profissionais, e também farão atendimentos à comunidade”, detalha Márcia.

Voluntária desde 2005, como missionária da Igreja Metodista, está Nicéa Ramos de Souza, uma das responsáveis pelo preparo de lanches para as crianças atendidas pelo projeto. “Já participei de edições, em que produzimos lanches para aproximadamente 500 crianças. Pelo fato de as atividades, tanto as voltadas aos atendimentos de saúde quanto às relacionadas à evangelização serem programadas previamente, os moradores param para nos receber e nos acolhem”, conta ela.

Confira mais informações nos sites do evento em Eldorado (SP) e Brasilândia (MS)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático