Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Julho / Começa edição do Projeto Canudos 2014

Começa edição do Projeto Canudos 2014

02/07/2014

02/07/2014 19h50 - última modificação 19/04/2017 20h15

Desde a manhã de domingo até o fim da segunda-feira a preparação para o início das atividades do Projeto Canudos 2014 foi intensa. Logo após a chegada, os voluntários conheceram suas “mainhas”, como são chamadas as mães canudenses que recebem em suas casas os alunos que vão atuar na edição. Algumas famílias chegam a receber até 4 alunos que são tratados como filhos pelas mães que os recebem carinhosamente.

Logo após as apresentações, cada voluntário seguiu para suas casas e puderam descansar da viagem de quase 40 horas. No meio do dia do domingo o trabalho duro já tinha começado. Descarregar e abrir caixas, separação de alimentos e montagem dos kits escolares que serão distribuídos para as 100 crianças da região.

A fase inicial não parou por aí. Os bancos da igreja são transformados em acomodações para espera. E assim, pouco a pouco os alunos do Projeto transformaram a pequena comunidade em um verdadeiro Centro de Saúde com clínicas de odontologia, psicologia, medicina, fisioterapia, farmácia e laboratório de análises. Além de toda estrutura de atendimento, este ano o Projeto vem com uma novidade: um espaço dedicado às mulheres. A clínica de saúde da mulher dará atendimento específico às canudenses de acordo com as necessidades femininas. Os profissionais irão dedicar uma atenção especial nas dúvidas acerca de temas pouco debatidos na comunidade por ainda serem considerados tabu entre as mulheres do local como doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, exames ginecológicos entre outros assuntos como pré-natal e prevenção contra o câncer de mama e colo de útero.

Na segunda-feira (23), após toda estrutura de atendimento pronta, os coordenadores do Projeto apresentaram os pontos das especialidades aos voluntários e deram instruções e simulações para atendimentos. Desta forma qualquer participante se torna apto para receber cerca de 500 pessoas durante os 9 dias de trabalho.

Este ano Canudos recebeu estudantes de medicina, enfermagem, odontologia, biomedicina, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, farmácia, psicologia, veterinária, pedagogia, letras, RTV e relações públicas, que vieram das instituições de ensino dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro: Metodista, Mackenzie, Uninove, Unisantos, FMABC, Unirio e Fundação Santo André.

Os atendimentos começam no dia 24/06 das 8h às 11h e das 14h às 17h para todos da região de Canudos Velho.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre:
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático