Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Fevereiro / Soluções ao alcance das organizações

Soluções ao alcance das organizações

26/02/2014

26/02/2014 15h32

Alunos deixam recados de agradecimento ao receberem certificação pelo trabalho na Agência. Foto: Eduardo Damini

AGÊNCIA FAGES COMPLETA PRIMEIRO SEMESTRE DE ATIVIDADES E É SUCESSO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES

Extrapolar os limites da sala de aula e aplicar teorias na prática é sem dúvidas um dos melhores métodos de aprendizado. Laboratórios, estúdios e salas multimídia são algumas das estruturas que as universidades oferecem, porém nem todas dão a oportunidade do estudante se sentir no mercado de trabalho. Pensando nessa inserção foram criadas as agências experimentais ou agências júnior, onde mesmo durante o curso é possível atender demandas e clientes reais. Na Universidade Metodista de São Paulo todas as áreas do conhecimento possuem sua agência específica.

A mais recente, a Agência Fages completou seu primeiro semestre de atividades no final de 2013 e a equipe do Jornal da Metodista esteve lá para saber quais as principais conquistas neste período.

A Agência

Com o slogan “Soluções ao alcance das organizações”, a Agência Fages é um núcleo formado por professores e alunos que visa contribuir com organizações e empreendedores, preferencialmente do Grande ABC, com atividades de consultoria, assessoria, pesquisa e desenvolvimento de pessoas.

Participam das ações os cursos tecnólogos de Marketing, Logística, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão da Qualidade e Recursos Humanos. Neste semestre foram desenvolvidas atividades de consultoria em empresas dos ramos de: alimentação, calçados, ecoturismo, seguros e transporte.

Segundo o coordenador da Agência, professor Antero Matias, os primeiros objetivos foram atingidos. “O que nós esperávamos deu certo, claro que por estarmos começando agora já identificamos o que podemos melhorar. Dos clientes já atendidos três continuam e temos mais quatro novos para este ano.”

Experiências

Passar por uma agência junior é uma oportunidade única de enriquecer conhecimentos e trocar experiências.“O curso tecnólogo é muito rápido. O fato do aluno se sentir pertencente à universidade, praticar o que está aprendendo e poder levar isso adiante é muito importante”, aponta o pro fessor Antero Matias.

Outro contribuinte da Agência, o professor Marco Aurélio Bernardes acredita que o amadurecimento em experiências como essa é muito notável. “A gente aprende muito trabalhando com pessoas com perfis diferentes. As pessoas enxergam o que pode melhorarem você e isso contribui para o crescimento pessoal e profissional.”

Os alunos que já passaram pela Agência concordam com a visão dos professores e acreditam que é uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

Guilherme Bessa se formou em Logística e já trabalha na área, mesmo assim, decidiu estagiar na Agência. “Conheci melhor o mercado,o produto, o segmento. No dia a dia agente não vai tão a fundo assim. Aqui pesquisamos o que a gente vê na sala de aula, aprofundamos e aplicamos no mercado.”

“O que mais acrescenta é a experiência que temos com os docentes e a vivência com alunos de outros cursos. O que aprendi aqui uso no meu trabalho, reavalio projetos do passado e vejo como poderia otimizar. Quem está aquinão busca nota, você faz por que gosta”, revela Rodrigo Arriaga, aluno do 4º semestre de Processos Gerenciais.

Para Nathalia Lima, aluna de Marketing, participar instiga a aprender ainda mais. “Temos o convívio próximo com os professores, mas eles não dão tudo ‘mastigado’. Às vezes fazer um trabalho teórico é tão difícil e aqui na prática foi natural.”

Perspectivas futuras

Além de agradecer a dedicação de todos, o coordenador da Agência Fages, Antero Matias, afirma que os professores também aprendem com essa experiência. “A Agência só existe por esse conjunto. Esperamos que daqui para frente quem ainda não participou entenda qual é o espírito; e quem já participou transfira esse interesse para os demais.”

Para 2014 serão mantidas as atividades de consultoria e empreendedorismo e pretende-se também implantar um núcleo de pesquisa, em busca de aprimorar ainda mais os serviços.

Para quem quiser conhecer, a Agência está localizada no Campus Vergueiro da Metodista, Prédio B – Sala 304.

Dúvidas e informações:agenciafages@metodista.br

Paula Lima

paula.come@metodista.br

 


Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático