Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Fevereiro / PósCom avança em projeto de internacionalização

PósCom avança em projeto de internacionalização

27/02/2014

27/02/2014 14h30

 


INTUITO É SISTEMATIZAR AS INICIATIVAS QUE JÁ VINHAM SENDO ADOTADAS PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO.O PRIMEIRO PASSO FOI DADO COM A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO PARA TRATAR DO ASSUNTO

“O projeto de internacionalização é um objetivo de todo Programa de Pós Graduação.” Foi com estas palavras que a professora Marli dos Santos, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PósCom) iniciou a conversa com a equipe do Jornal da Metodista.

A docente explica que muitas ações partiam de iniciativas isoladas dos professores. A intenção é sistematizá-las. Assim, o primeiro passo foi a criação de uma Comissão de Internacionalização, liderada pela professora Cicília Peruzzo. “A Cicília já possui experiência neste processo, além de desenvolver um projeto de pesquisa com a Universidad Nacional Autóno ma de Méxicoe com universidades na Europa”.

Segundo Marli dos Santos, por meio deste contato existe a possibilidade de firmar um primeiro convênio institucional. “Houve a proposição de umacordo amplo de intercâmbio de pesquisa de professores e alunos. Para isso, é necessário que as duas partes estudem um projeto de pesquisa conjunto.

O primeiro semestre deve ser ainda um momento de ajustes para então solicitar o fomento.”

A coordenadora do PósCom afirma que atualmente estão na fase de levantamento das ações realizadas até o momento, inclusive pela Cátedra Unesco/ Metodista de Comunicação para o De senvolvimento Regional – estabelecida na Universidade desde 1996, tem contribuído na organização de eventos internacionais e no compartilhamento de alguns trabalhos realizados.

Neste sentido, Marli dos Santos des taca que “a Cátedra é um braço importante junto à América Latina, com quem estamos tentando intensificar os contatos. Outro interesse é a aproximação com a África. O documento da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para a área de Comunicação incentiva parcerias com os países destas localidades para o desenvolvimento social”.

A professora destaca ainda que todo este processo tem contado com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais, cuja experiência no relacionamento e no estabelecimento de convênios com instituições de outros países para a Graduação também podem contribuir para que o mesmo ocorra na Pós-Graduação.

Gabriela Rodrigues

 

gabriela.rodrigues@metodista.br

 

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X