Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Dezembro / Otoniel Luciano Ribeiro: 44 anos de história no Instituto Metodista de Ensino Superior

Otoniel Luciano Ribeiro: 44 anos de história no Instituto Metodista de Ensino Superior

19/12/2014 11h55 - última modificação 06/01/2015 14h42

“Um homem começa a morrer não quando fica doente, ou envelhece, mas quando perde a capacidade de se lembrar da sua história e das ações de Deus”. É desse modo, citando uma expressão da tradição judaica, que Otoniel Luciano Ribeiro, coordenador Administrativo da Faculdade de Teologia do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS) gosta de iniciar conversas sobre o passado. Não haveria jeito melhor, portanto, de começar essa entrevista, que marca o fim de um capítulo que já dura 44 anos: Otoniel é o funcionário mais antigo do IMS, o primeiro registrado da instituição, e está se aposentando neste ano.

Pedra fundamental da Faculdade de Teologia. Foto: Arquivo Fateo

A história de Otoniel no IMS, conforme ele conta, começou ainda em 1970, quando ele foi recomendado pela Igreja Metodista para fazer o curso de Teologia. Foi convidado então pelo reitor da Faculdade de Teologia à época, Reinaldo Brose, para assumir a administração da Faculdade de Teologia. Em 1971, é convidado a fazer parte da equipe do recém-fundado Instituto Metodista de Ensino Superior, que deu origem a Universidade Metodista de São Paulo. Otoniel liderou então a construção dos prédios que abrigaram as centenas de alunos que acorreram aos novos cursos.

Edifício Alfa e o caminho que o ligava à Avenida Anchieta. Foto: Arquivo Fateo
Edifício Alfa e o caminho que o ligava à Avenida Anchieta. Foto: Arquivo Fateo

O Portal da Metodista realizou uma entrevista com Otoniel, em que ele relembrou essa longa trajetória, desde os primeiros momentos, até os dias de hoje, com as perspectivas para ele e a Instituição. Confira nos vídeos abaixo a entrevista completa com Otoniel, em que ele fala do início de sua carreira, que se confunde com o início do próprio IMS, lembra alguns momentos marcantes desse período, analisa o crescimento da Instituição, aborda a Faculdade de Teologia, onde foi escrita grande parte de sua história, comenta as perspectivas a partir de agora e encerra com uma palavra de agradecimento, “à Igreja e a todos os companheiros da Faculdade de Teologia e da Universidade”.

O início - Segunda parte da entrevista, em que Otoniel relembra os primeiros anos de IMS e a construção dos edifícios que formam a Universidade Metodista de São Paulo: 

Momentos marcantes - Terceira parte da entrevista, em que Otoniel relembra momentos marcantes e histórias desses 44 anos dedicados ao Instituto Metodista de Ensino Superior:

 

O Crescimento da Instituição - Quarta parte da entrevista, em que Otoniel comenta a expansão da Universidade, com a abertura dos campi Planalto e Vergueiro:

 

Faculdade de Teologia - Quinta parte da entrevista, em que Otoniel relembra e agradece a Faculdade de Teologia, onde vivenciou grande parte de sua trajetória:

 

Perspectivas - Sexta parte da entrevista, na qual Otoniel comenta as perspectivas para sua vida e da Instituição:

 

Gratidão - Sétima e última parte da entrevista, em que Otoniel aproveita para agradecer a todos que fizeram parte e ajudaram em sua caminhada no Instituto Metodista de Ensino Superior e na Faculdade de Teologia:

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X