Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2014 / Dezembro / Metodista é, novamente, a melhor universidade não-pública do ABC

Metodista é, novamente, a melhor universidade não-pública do ABC

18/12/2014 12h05 - última modificação 18/12/2014 14h58

Diversos cursos de Saúde estão entre os avaliados. Foto: Metodista/Divulgação

O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação) divulgou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 18 de dezembro de 2014, os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC-2013), Conceito Enade 2013 e Conceito Preliminar de Curso (CPC), todos referentes ao ano de 2013.

O Índice Geral de Cursos atribuído a Universidade Metodista de São Paulo permaneceu 3, considerado bom pelo MEC (o índice vai de 1 a 5). Com isso, a Metodista continua sendo a melhor universidade do ABC, entre as não-públicas. Foram atribuídos os Conceitos Preliminares de Curso e Enade a oito cursos da Universidade, a maioria da área de Saúde, além do tecnólogo em Gestão Ambiental.

Os destaques são os cursos de Biomedicina, que obteve CPC 4 e o de Educação Física, que alcançou 4 no Conceito Enade. Confira os resultados:

Curso Conceito Enade CPC
Biomedicina  4
Educação Física (Bacharelado)  3
Farmácia  SC
Fisioterapia  SC
Gestão Ambiental  3
Medicina Veterinária  3
Nutrição  SC
Odontologia  3

Entenda cada conceito:

Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição – IGC
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Ele é calculado anualmente, considerando:

a média dos últimos CPCs disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;

a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu, excluindo as informações do item II para as instituições que não oferecerem pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.

Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade. Ele é divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participantes do Enade.

Conceito Preliminar de Curso - CPC
O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos superiores. Ele é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.

O CPC, assim como o Conceito Enade, também é calculado por Unidade de Observação e é divulgado anualmente para os cursos que tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes e dois estudantes ingressantes registrados no Sistema Enade. Os cursos que não atendem a estes critérios não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

O CPC dos cursos com oferta nas modalidades presencial e a distância é divulgado de maneira unificada, considerando a soma dos estudantes das duas modalidades e seus respectivos resultados.

Mais informações: http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,