Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Setembro / Cidade da TV: uma viagem ao universo da televisão

Cidade da TV: uma viagem ao universo da televisão

03/09/2013

03/09/2013 13h03

Maquete do programa Luta Culinária, feita por alunos do 5° semestre do curso de RTVi. Foto: Stephanie Saito

A PARCERIA DA METODISTA COM A PRÓ-TV BENEFICIA ALUNOS, PROFESSORES E A COMUNIDADE


Um memorial da Televisão Brasileira, considerado o maior centro de entretenimento sobre televisão no País. Esta é a Cidade da TV, que fica na Cidade da Criança, em São Bernardo do Campo. Inaugurada em 19 de setembro de 2011, em comemoração aos 61 anos da TV brasileira, o projeto busca resgatar a história da televisão no país e proporcionar a seus visitantes uma interação com esse universo, por meio de uma viagem no tempo, que começa na era do rádio e ultrapassa os dias de hoje, ao mostrar projeções de como será a TV no futuro. Diversão e conhecimento fazem parte desse passeio, que promete encantar crianças, jovens e adultos.

As atrações são divididas entre: Era do rádio, TV em preto e branco, TV
em cores e TV digital. Os visitantes podem interagir com algumas exposições como, por exemplo, se ver dentro de uma televisão preto e branco ou tocar nos objetos de uma tela interativa, que se mexem a partir do movimento das mãos ou pés do espectador. Além disso, imagens, fotos, câmeras antigas em funcionamento e bonecos em tamanho real dos principais personagens da televisão brasileira ilustram essa viagem dos visitantes pelo incrível mundo da TV. “Divertir, entre ter e ensinar. Essa é nossa ideia”, afirma Elmo, gerente da Cidade da TV.

Esse projeto é uma parceria da Associação Pró-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), com o Aquário de São Paulo e tem o apoio da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Em 2010 a Pró-TV recebeu convite da Prefeitura para integrar o projeto de recuperação e renovação da “Cidade da Criança”, parque temático infantil. Desde a reinauguração do espaço, todos os finais de semana o parque recebe de 5 a 10 mil pessoas.

Parceria com a Metodista

A Metodista, através do Curso de Rádio, Televisão e Internet (RTVi), mantém desde 2005 uma parceria com a Pró-TV, com diversos projetos
desenvolvidos desde então. Em 2011, as ações em curso na Faculdade de
Comunicação foram agregadas no Projeto de Extensão também chamado
de “Cidade da TV”. Esse projeto tem o objetivo de ampliar as atividades e
possibilidades que envolvem professores, alunos, pesquisadores, comunidade e até mesmo membros do grupo da terceira idade. Entre as ações realizadas estão: produção de material didático e de apoio sobre a história da televisão, treinamento de estagiários e monitores locados na Cidade da TV; realização de cursos e palestras, participação em seminários, mostras e exposições. O professor Antônio de Andrade, colaborador do projeto de extensão Cidade da TV, comenta um pouco sobre programa: “Considero esta parceria altamente relevante para
nossos alunos, pois somos a única Faculdade de Comunicação do Brasil a
participar de uma iniciativa deste porte e com tais finalidades. É fundamental conhecermos a história da televisão, como dos demais meios de comunicação, para podermos entender e analisar de maneira adequada o estudo de sua atualidade e perspectivas futuras”.

Neste ano, os alunos do 5° semestre tiveram a oportunidade de terem seus trabalhos expostos na Cidade da TV. “A exposição das maquetes segue a mesma filosofia e estratégias desta parceria. É o segundo ano que promovemos este evento com enorme sucesso. Além do público visitante da Cidade da Criança e que tem acesso à exposição de maquetes, recebemos visitas de técnicos, artistas e profissionais de renome no meio televisivo e que frequentam a Cidade da TV, tomando conhecimento da produção cenográfica de nossos alunos”, comenta o professor. A proposta veio do módulo “Labora tório de Imagem Digital Cinética”, onde os grupos de alunos deviam montar um projeto de programa televisivo e uma maquete que mostras se a estrutura e o cenário do programa criado. “A experiência de construir um cenário e ter total liberdade para criar foi muito enriquecedora academicamente, pois num curso de RTVi existem pessoas que se interessam por diversos segmentos dentro da área, mas poucas que têm conhecimento aprofundado em arte ou direção de arte”, conta a aluna Stephanie Saito, que fez a maquete do programa Lu ta Culinária. “Acho super importante termos esse módulo, que nos dá a oportunidade de conhecer melhor e explorar as oportunidades dentro da área.”

Elmo, que também é gerente da Pró-TV, acompanha de perto essa relação com a Universidade e garante que os resultados são os mais positivos possíveis. “Queremos cada vez mais estreitar esta relação. Nosso objetivo com a mostra é fazer com que os alunos se estimulem a dar o melhor, já que poderão mostrar o seu trabalho para um publico além dos muros da Universidade. Queremos ajudar na formação desses futuros profissionais
de Rádio e Televisão.”

 

Paola Di Buono
paola.medeiros@metodista.br

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X