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Trabalhos de conclusão de curso são destaques em Congresso internacional

01/11/2013 16h41

Robô utilizado para o desenvolvimento do projeto

Projetos de alunos de Engenharia da Computação ficam em primeiro e segundo lugar nas categorias de trabalhos estudantis

 

De um lado, a possibilidade de o projeto ser utilizado como inspiração pela indústria automotiva e o estímulo ao uso de ferramentas artificiais no sistema de controle foram as motivações que resultaram no projeto de um sistema anticolisão capaz de assumir o controle de um veículo para evitar acidentes com objetos estáticos. De outro, a afinidade com o tema de sistemas de controle e o desafio na área aeronáutica levaram ao desenvolvimento do simulador de um sistema de auxílio ao piloto.

Os trabalhos estiveram entre os 148 escolhidos de mais de 1.500 inscritos e foram apresentados no início de outubro no 22º Congresso e Mostra Internacional SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade.

Sistema anticolisão

De acordo com Geovanni Mattioli, atualmente há uma forte tendência do mercado para robôs autônomos – carros, robôs, aeronaves – que possam ser utilizados em missões não-tripuladas, substituindo as pessoas por sistemas de controles inteligentes.

O trabalho está na etapa final e, assim que o trabalho for concluído, a ideia é criar um website no qual estarão todas as informações referentes ao desenvolvimento do projeto. O material ainda ficará disponível na bibliotecada Universidade e na base da AssociaçãoBrasileira de Engenharia Automotiva.

Alessandro Cézar conversou com o Jornal da Metodista antes da apresentação no Congresso e comentou que o grupo recebeu com satisfação a notíciade ter o trabalho em primeiro lugar no Painel Educação da categoria Trabalhos Estudantis.

“Apesar de muitos crerem que a nossa faculdade não tem tradição em Engenharia, o mais importante é mostrar que a Metodista tem esse poder. Os alunos são capazes e isso nos motiva a mostrar para os futuros engenheiros que dá para competir com as outras instituições.”

Simulador de sistemade controle

Artur Coelho explica que o trabalho foi concluído em 2012 e levou dois anos até ficar pronto. Segundo ele, questões financeiras fizeram com que optassem pelo desenvolvimento de um simulador ao invés do sistema embarcado num aeromodelo, “mas tendo uma simulação tão realista quanto possível do ambiente real”.

De acordo com Artur, a ideia do sistema é assumir o controle da aeronave para um pouso seguro caso ocorra algo que impeça o controle do piloto, como um mal súbito. “Fizemos testes exaustivos com diferentes situações climáticas e condições. Nós testamos com velocidade de vento próximo à de tornados e conseguimos resultados satisfatórios no controle da aeronave, mesmo em condições climáticas extremas.”

Mais do que o reconhecimento, Artur destaca a importância da divulgação do trabalho. “Estamos gerando conhecimento que pode ser aplicado em outros trabalhos. Também a questão do networking, o contato que esse tipo de evento gera com outros pesquisadores e engenheiros de áreas semelhantes e diferentes para ampliar a nossa rede de contatos que possam ajudar tanto na parte profissional como na parte de pesquisa.”

 

 

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