Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Outubro / Impulsionando negócios solidários

Impulsionando negócios solidários

15/10/2013 20h13

Confecções Tecoste, em processo de incubação pela SBCSOL, expõe seus trabalhos na I Feira de Economia Solidária, promovida pela prefeitura de São Bernardo do Campo. Foto: Beatriz Iassinari

O  suporte dado pela Incubadora de Empreendimentos Solidários de São Bernardo do Campo tem feito a diferença

Há três meses a cooperativa Unimáquinas vem sendo acompanhada pelos técnicos da Incubadora de Empre en dimentos Solidários de São Bernardo do Campo (SBCSOL). Marcos José Lopes, diretor-presidente que também atua na fábrica, conta que neste período foi realizado um levantamento para identificar os pontos de melhoria da empresa. “Agora está sendo feita a aplicação das sugestões. Desde a parte administrativa, produtividade, organização da fábrica.”

Segundo ele, “este acompanhamento está sendo de grande valor para nós. Com o apoio [daSBCSOL], a tendência é o que já estamos vendo na prática. É melhorar a capacidade de produção, de inovação de produtos, ganhar mercado, contratar mais pessoas”.

Assim como a Unimáquinas, outros pequenos negócios têm tido o suporte da Incubadora, cujo objetivo é estimular a economia solidária. Fruto de uma parceria entre a Universidade Metodista de São Paulo, o Instituto Metodista Granbery e a prefeitura de São Bernardo do Campo, com financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), a SBCSOL vem atuando neste sentido desde o ano passado. Atualmente são 17 os empreendimentos em fase de incubação, de acordo com a professora Sílvia Gattai, uma das técnicas da equipe.

No II Seminário SBCSOL, foram apresentados os principais desafios e realizações da Incubadora, desde que as atividades foram iniciadas. Cerca de 20 metas foram com promissadas com a Finep e várias foram atingidas.
Entre elas destacam-se o diagnóstico da situação socioeconômica dos grupos; o desenvolvimento e a aplicação de uma metodologia que gerou a criação de oficinas de capacitação e preparação a serem realizadas até o final do ano; a elaboração de 18 cartilhas pedagógicas que serão utilizadas nestas oficinas, cujo conteúdo foi produzido por professores das Faculdades de Administração e Economia, Comunicação, Gestão e Serviços e da Saúde da Metodista; a geração de conhecimento científico – trabalho apresentado em um dos principais congressos de Administração (EnANPAD); e a criação da Biblioteca para os Empreendimentos Solidários (saiba mais abaixo).

O professor Douglas Siqueira, coordenador da SBCSOL, afirma que “estaremos, em breve, mudando o local da incubadora para um espaço maior no Campus Planalto. O objetivo é preparar o ambiente para que possamos receber os incubados, fazer treinamentos, reuniões com os envolvidos e ter uma identidade da incubadora”.

Douglas menciona ainda que estão “em processo final de assinatura de
um contrato para capacitação em nível avançado da equipe SBCSOL, bem como dos empreendimentos com as oficinas formativas”.

O que é Economia Solidária, afinal?

De acordo com o portal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, = cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.” Segundo o Ministério, esta tem se apresentado como alternativa para a geração de trabalho e renda e uma resposta em prol da inclusão social.

SBCSOL inaugura Biblioteca de Economia Solidária

Com inauguração marcada para o dia 18 de outubro, a Biblioteca tem o intuito de ser um espaço para estímulo do estudo e pesquisa para o desenvolvimento dos empreendimentos solidários. Além deste público, a biblioteca também é voltada para todos os cidadãos que têm interesse no aprofundamento e conhecimento sobre o tema.

O acervo contém livros, filmes e jogos sobre economia solidária, políticas públicas, cidadania, administração, tecnologia, solidariedade e sustentabilidade. São diversos títulos que fomentam o desenvolvimento de pessoas e gestão de negócios.

A Biblioteca funcionará na Central de Trabalho e Renda de São Bernardo
do Campo - Avenida Marechal Deodoro, 2316.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático