Desafio aceito
01/11/2013 17h24 - última modificação 01/11/2013 17h24
Inovação é palavra de ordem para obter destaque e manter a competitividade no mercado de trabalho, tanto para profissionais, quanto para as organizações. Uma oportunidade para quem gosta de desafios é a Battle of Concepts (BoC), iniciativa que chegou ao Brasil com a missão de difundir o conceito de inovação aberta, criando uma ponte entre jovens talentoso e empresas que estão em busca de soluções criativas.
Os desafios lançados pela Battle of Concepts, chamados de batalhas, são inteiramente online e criados pelas empresas que necessitam de ideias inovadoras para solucionar problemas reais. A premiação inclui valores monetários e outros complementos, como a oportunidade de conhecer a organização desafiadora.
Victor Galdi, estudante do 4º semestre de Relações Públicas da Metodista, é estagiário de Marketing e Media da Battle of Concepts. Ele conta que um dos pontos mais interessantes de seu trabalho é lidar com personalidades importantes do mundo corporativo e também com estudantes geniais.
“Atuando neste meio de campo, com relações públicas e marketing, noto que os conteúdos que aprendo no curso interagem sinergicamente aos de pessoas inseridas há anos nas grandes empresas.”
O estudante explica que a BoC pode ser entendida como uma atividade complementar, extracurricular, na qual o aluno participa por vontade própria e nesse processo consegue desenvolver algumas habilidades, como: pensamento criativo, elaboração de apresentações, argumentação, pesquisa, entre outras.
“É uma oportunidade de adquirir experiência profissional, mesmo não estando dentro de uma empresa, trabalhar em equipe, exercitar a criatividade, resolver um desafio real e ainda ser recompensado por isso – vale lembrar que o único investimento são ideias criativas”, relata Victor.
Quem já participou
Nadja Akemi é egressa de Publicidade e Propaganda e participa das batalhas. Atualmente, ela trabalha na área de marketing da Castelatto, empresa líder no segmento de pisos e revestimentos premium.
“No curso aprendi a ter uma visão mais ampla e não apenas focar em propaganda. Ao estudar na Metodista também estagiei na agência experimental e aprendi a dedicar tempo a pensar fora da caixa”, destaca Nadja.
A egressa revela que começou a procurar concursos culturais online para juntar dinheiro extra e conheceu a proposta da BoC. Sua primeira batalha exigia uma linguagem mais técnica, mas mesmo assim ela decidiu participar e acabou sendo uma das finalistas. Para ela, a participação nas batalhas é um enorme diferencial para o currículo e também para o próprio desenvolvimento pessoal.
“Cada vez que participo, independente se estou ou não como finalista, sinto que recebo um prêmio. O prêmio de observar outros pontos de vista, de ter a oportunidade de desvendar e solucionar um problema,de incentivar meu cérebro a pensar diferente.”
Premiação
As premiações em dinheiro variam de R$ 10 mil a R$ 15 mil reais, dividida entre os 10 primeiros colocados. Algumas empresas também oferecem as chamadas “premiações adicionais”, que podem ser desde uma visita a fábrica até um almoço com os diretores da empresa.
“O valor em dinheiro é bem interessante, mas essas experiências que quem participa pode ganhar valem muito mais. Já imaginou seu nome circulando pelos corredores de grandes empresas como Natura, Votorantim,Philips etc? É muito valioso”,relata Victor.
Para participar e saber mais acesse o site www.battleofconcepts.com.br e confira as batalhas em andamento.