Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Outubro / A Esperança é dom de Deus

A Esperança é dom de Deus

01/11/2013 19h57 - última modificação 01/11/2013 19h57

Espaço Pastoral

“A natureza da esperança é esperar no que a fé crê"

Em nossos dias somos expostos a intranquilidade, insegurança, medo e violência de toda natureza. A vida humana perdeu o valor, a dignidade e o respeito. Isto em qualquer lugar. Quando somos confrontados com situações inesperadas desta natureza, facilmentenos afligimos, perdemos a estabilidade das emoções, sentimentos e a nossa espiritualidade é afetada. Experimentamos um desequilíbrio que pode se transformar em desespero em pouco tempo. Este abalo é humano. Por isto, conhecendo a nossa estrutura, Deus nos dá possibilidades para esperançarmos Nele ainda que tudo que esteja nos acontecendo ofusque a nossa visão, nos impedindo de enxergar saídas.

Gosto do salmo 62 porque ele nos transmite uma mensagem de confiança e esperança em Deus, especialmente em tempos difíceis. O seu autor escreveu: “Somente em Deus, ó minhaalma, espera silenciosa, porque delevem a minha esperança” (Sl.62.5). A esperança que o salmista ressalta aqui é plenamente divina, ou seja, ela vem unicamente de Deus que é perfeito e a disponibiliza a todos com a intençãode nos ensinar o jeito correto de lidarmos com as ocorrências que visam nos desestruturar.

Não estamos sós. Além de estar conosco, Deus ainda nos anima e por meio de sinais contidos em Sua Palavra nos diz que sempre é possível vencer as intempéries. À luz da experiência do salmista podemos aprender que diante das adversidades, Deus sempre vem ao nosso encontro e nos oferece a Sua doce companhia. Entretanto, para que isto se concretize em nós, é necessário acreditarmos que é desejo Dele nos ajudar. Na realidade, em nosso tempo, devido aos aspectos que afetam tragicamente o ser humano em todos os níveis, deixando-o sem firmeza, a esperança em o amanhecer de um novo dia criará forma em nossa alma, mente e coração.

Creio que a esperança só fará sentido em nossas vidas se confiarmos em Deus sem reservas. Ter esta esperança é apoderar-se, pela fé, de Seu cuidado em todo o tempo. O Salmo encerra com a seguinte afirmação: “Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor, pertence a graça...” (Sl. 62. 11-12).

Fiquemos firmes em Deus, especialmente quando depararmos com as austeridades e incertezas.

Rev. Juarez Ferreira de Jesus

Pastoral Escolar e Universitária

 

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático