“O curso universitário não se faz só na sala de aula”
01/11/2013 16h29 - última modificação 01/11/2013 16h30
No Congresso Metodista, os alunos e a comunidade têm a oportunidade de aprender com os colegas e outros pesquisadores
Todos os anos a Universidade reserva três dias em seu calendário para rea lizar o Congresso Metodista. Destes, em dois o evento ocorre presencialmente, nos três Campi, e em um para os alunos da Educação a Distância.
“Esta é uma oportunidade para o encontro e a troca de experiências e entender que o curso universitário não se faz somente na sala de aula, mas no envolvimento com os demais pesquisadores”, pontua a professora Elizabeth Gonçalves, presidente do Congresso.
De acordo com ela, “é o momento de trazer a público suas experiências e conhecer o que os colegas estão fazendo”.A docente menciona que na edição anterior houve um número de inscrições bastante significativo e um bom envolvimento com a comunidade externa, com pesquisadores de outras universidades, além da participação de docentes e discentes da Instituição.
Dentre as atividades realizadas, Elizabeth Gonçalves destaca “a qualidade do evento de Extensão e também o de Iniciação Científica. Os alunos de graduação que se envolvem com a Iniciação Científica, com certeza, têm uma formação diferenciada e tomam gosto pela pesquisa acadêmica, o que é evidenciado pela qualidade dos trabalhos apresentados no Congresso”.
Segundo a professora, o evento de Extensão Universitária é um espaço para apresentar a ligação da Universidade com a comunidade externa, “completando o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, meta do trabalho desenvolvido pela academia”.
Para aqueles que ainda estão em dúvida se devem participar, Elizabeth afirma que “é preciso entender o Congresso Metodista como uma oportunidade para o encontro e a troca de experiências e que o curso universitário não se faz somente na sala de aula, mas no envolvimento com os demais pesquisadores. É o momento de trazer a público suas experiências e conhecer o que os colegas estão fazendo. É um momento inspirador e deve ser considerado como tal”.