Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Novembro / Dono do próprio negócio

Dono do próprio negócio

18/11/2013

14/11/2013 21h00

Edson Cabezaolias destacou que aquele que quer empreender deve acreditar na sua ideia e ser persistente. Foto: Mônica Rodrigues

[ NUNCA SE FALOU TANTO SOBRE EMPREENDEDORISMO. PARA SE TER UMA IDEIA, O BRASIL SÓ PERDE PARA A TURQUIA QUANDO O ASSUNTO É O DESEJO DE EMPREENDER. OS ESTUDANTES DA FACULDADE DE GESTÃO E SERVIÇOS TAMBÉM ENTRARAM NA DISCUSSÃO

Em uma rápida pesquisa no Google sobre empreendedorismo dá para se ter uma dimensão do quanto o assunto vem sendo explorado, seja em matérias de jornais e revistas, em blogs ou sites especializados. Ou seja, não é difícil compreender o que motivou a escolha do tema da 10ª edição do Encontro dos Tecnólogos (Encotec), organizado pela Faculdade de Gestão e Serviços.

Uma pesquisa realizada pela Endeavor aponta que “é notável a aspiração do brasileiro pelo empreendedorismo: 76% preferiria ter um negócio próprio a ser empregado ou funcionário de terceiros. É a segunda maior taxa do mundo, somente atrás da Turquia”.

Outro dado importante é que “empreendedores com funcionários – 4% da população brasileira – são aqueles com maior sucesso profissional e também mais escolarizados. Além de terem iniciado negócios por oportunidade e sonharem grande, apresentam maiores rendas e acesso a bens de consumo e informação. Entre eles, 24% completou o ensino superior, enquanto a média dos empreendedores em geral é de 16%”. Já um estudo do Sebrae mostra que, em 2011, cerca de 700 mil jovens com graduação universitária eram donos de seu próprio negócio. Um número que representa quase o dobro do registrado em 2001.

No entanto, alguns fatores são essenciais para quem deseja empreender. O primeiro deles diz respeito à persistência em ver uma ideia, um sonho, concretizados. Neste caso, tanto Luiz Candreva, da Collaborative Laboratories, empresa de desenvolvimento de aplicativos mobile, quanto Edson Cabezaolias, da Datamace, que produz softwares para gestão de Recursos Humanos, concordam.

Quando começou, Edson Cabezaolias tinha uma grande ideia na cabeça e nenhum tostão no bolso, como ele gosta de dizer. “Mas você tem que ser perseverante, acreditar na sua ideia. E isso é extremamente importante: acreditar que você tem potencial para fazer aquilo a que se propõe.”

Num ritmo acelerado e assertivo, Luiz Candreva, de 27 anos, destaca dois aspectos. “O maior problema que um empreendedor enfrenta é fugir de você mesmo. Você acaba sendo o ‘cara’ que procrastina, o ‘cara’ que te atrapalha... Uma hora você tem preguiça, na outra você não leva [a ideia]
para frente...”.

O segundo ponto diz respeito a sair do plano das ideias e colocá-las em prática. “Vocês têm que executar. Porque todo mundo tem ideia. O ‘cara’ que executa, o ‘cara’ que muda, é o ‘cara’ que vai lá e faz. Se você tem vontade, vai lá e faça, se não alguém vai fazer.”

Ficou inquieto e quer ver o seu negócio acontecer? Veja quem pode ajudá-lo:

  • Endeavor: Organização internacional sem fins lucrativos que visa impulsionar o empreendedorismo de alto crescimento em países em desenvolvimento. www.endeavor.org.br.
  • Empreendedores Criativos: Programa que reúne pesquisa, informação,

qualificação profissional e uma rede nacional de empresários e gestores em busca de inovação, novas referências e ferramentas adequadas ao desenvolvimento de negócios criativos. www.empreendedorescriativos.com.br.

  • Sebrae: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada sem fins lucrativos que atua como agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o País. Trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte. www.sebrae.com.br

 

No Encotec, Luiz Candreva, da Collaborative Laboratories, contou um pouco da sua experiência como empreendedor. Você também pode conferir o áudio aqui.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático