Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Novembro / Desenhando as cidades do futuro

Desenhando as cidades do futuro

18/11/2013

18/11/2013 18h38

Debate sobre resíduos sólidos, em parceria com o movimento Billings Que Te Quero Viva, foi um dos eventos promovidos pela Cátedra em 2013. Foto: Mônica Rodrigues

[ HÁ DEZ ANOS A CÁTEDRA GESTÃO DE CIDADES TRABALHA EM PROL DE CIDADES MELHORES PARA SE VIVER

Construir uma cidade mais humana e cidadã, debater assuntos de interesse da sociedade, interagir com o conhecimento produzido na Universidade e ainda fazer com que isso resulte em programas de políticas públicas integradas. Na Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo tudo isso não é só possível, é realizado.

Criada em 2003, a Cátedra surge da integração da Universidade com a região do ABC, constituída por um cenário urbano, industrializado, desigual, rico em experiências sociais e com patrimônio histórico e ambiental a se preservar.

“Queríamos pensar a região e a gestão das cidades em um espaço com múltiplas ‘cabeças’, ter alunos, professores e pesquisadores que trouxessem visões de várias áreas do saber”, revela o coordenador da Cátedra, professor Luiz Silvério Silva.

Em uma conversa de proponentes da Cátedra com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, ele apontou que “falta massa crítica para sustentar os projetos e políticas de nossas cidades”. Esta foi uma grande provocação e um forte argumento para pensar a formação de um espaço universitário como a Cátedra.

Assim, a Metodista, reconhecendo as dimensões de atuação de Celso Daniel nas áreas científica, profissional e acadêmica homenageou-o como patrono da Cátedra Gestão de Cidades.

Mais do que isso, a Cátedra nasceu para ser um espaço de referência interna e externa da Universidade com relação ao ensino, pesquisa e extensão que visem o desenvolvimento de uma região melhor para se viver. “Discutimos educação, cultura, saúde, gestão pública, escolas, meio ambiente, pensando sempre na cidade como um todo”, aponta Luiz Silvério.

Dez anos de Cátedra
Neste ano, a Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades comemora 10 anos. Publicações, seminários, colóquios, debates e consultorias fazem parte dessa jornada que se intensifica cada vez mais, trabalhando com duas linhas de pesquisa: culturas da cidadania e qualidade e sustentação da cidade/região.

Um dos destaques são os Seminários de Políticas Públicas Integradas. Já foram realizados onze seminários nacionais e cinco internacionais. “Articulados o diálogo entre diferentes grupos, já que ninguém irá ‘salvar’ a cidade sozinho. Nos seminários usamos exemplos positivos do que as cidades estão fazendo em relação a cultura, qualidade de vida e cidadania”, explica o professor Roberto Joaquim, membro do comitê executivo da Cátedra.

Muitos dos trabalhos apresentados se tornam publicações. O mais recente, lançado no mês de novembro é o livro: “Políticas Públicas Integradas: conceitos, metodologias participativas e casos”. “Debatemos o que são essas políticas, pra que servem, trazendo exemplos concretos”, conta Roberto Joaquim.

Também no início de novembro foi realizada uma solenidade de comemoração, com homenagens e exibição de um documentário com resgate da memória nestes dez anos.

Para Luiz Silvério, a principal conquista da Cátedra é “reunir diferentes agentes públicos que não se conversam – policial, educador, conselheiro tutelar. A academia propicia estes encontros que a sociedade precisa fazer.”

Pensando no futuro
Fazer um projeto integrado com uma comunidade quilombola que se transforme em referencial de trabalho, resgatando a autoestima das  pessoas, com auxílio na economia, comunicação e tecnologia é um dos  projetos que já está em andamento.

Outro plano é implementar o Prêmio Prefeito Celso Daniel, em parceria com instituições parceiras. “Vamos olhar o que as cidades estão fazendo, ver  quais os modelos interessantes de políticas públicas integradas e dar o devido reconhecimento”, explica Luiz Silvério.

Saiba mais: www.metodista.br/gestaodecidades.

 

Paula Lima
paula.come@metodista.br

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático