Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Março / Projeto Biovia reinicia Ação Caminhoneiro

Projeto Biovia reinicia Ação Caminhoneiro

05/03/2013

05/03/2013 17h15 - última modificação 13/03/2013 09h55

No dia 06 de março aconteceu mais uma edição da Ação Caminhoneiro, mutirão que presta atendimentos de saúde na Rodovia Anchieta, em São Paulo. O evento retoma a atividade que faz parte do Projeto Biovia, parceria entre a Faculdade de Saúde da Universidade Metodista de São Paulo e a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes.

As ações acontecem no centro de atendimentos, localizado no quilômetro 40 da pista Sul da Rodovia Anchieta, onde atualmente funciona o pátio de descanso para caminhoneiros.

O espaço conta com equipamentos de diagnóstico e tratamento e os atendimentos são feitos por professores e estudantes da Faculdade de Saúde. Os alunos, sempre acompanhados por um docente, realizam atendimentos de acordo com a especialidade de cada curso:

•             Biomedicina: exames laboratoriais - teste rápido de glicose, glicose de jejum, hemograma, colesterol e frações, triglicérides.

•             Ciências Biológicas: medição da emissão de poluentes e orientação sobre os malefícios para a saúde e meio ambiente.

•             Farmácia: medição da pressão arterial e orientação quanto ao uso e armazenamento de medicamentos.

•             Fisioterapia: medição de pressão arterial e realização de exercícios laborais com os caminhoneiros.

•             Nutrição: avaliação do Índice de Massa Corpórea, orientação e programa de atendimento nutricional.

•             Odontologia: exame clínico com encaminhamento se necessário, orientação sobre higiene bucal, promoção e prevenção de câncer bucal.

 

Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, com o revezamento entre os cursos e por mutirões mensais, a Ação Caminhoneiro, quando todos são realizados no mesmo dia. Desde março de 2012 foram realizados 1.069 procedimentos. Somente na mais recente Ação Caminhoneiro, realizada no dia 22 de novembro, foram feitos 194 procedimentos.

Também são feitas ações educativas que orientam sobre o preparo nutritivo de refeições, a higiene na manipulação e consumo de alimentos, combate ao comércio ilegal de animais silvestres, a posse responsável e o bem-estar animal e prevenção da saúde, com exercícios de alongamento e ginástica laboral para melhorar a postura ao dirigir.

Segundo a professora da Faculdade de Saúde Meire Cristina Pauleto, resultados parciais do projeto apontaram que 34% dos caminhoneiros apresentam alteração de pressão arterial, 86% estão com sobrepeso, 33% com glicemia acima do normal, 84% dos que passaram por atendimento odontológico estavam com algum problema bucal.

“Estes dados são importantes para darmos continuidade com este projeto, além de possibilitar aos nossos alunos um espaço de atendimento e participação com uma comunidade que passa despercebida pela maioria de nós, mas que pode ser bem assistida e ter melhores orientações sobre a sua saúde, o que pode refletir em melhores condições de trabalho”, acredita a professora.

Os mutirões acontecem na primeira quarta-feira do mês (com exceção de maio, quando ocorrerá no dia 08/05) das 08h às 12h e das 13h às 16h.

Confira as datas:

• 06 de março

• 03 de abril

• 08 de maio

• 05 de junho.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X