Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Março / Imigração árabe é tema de palestra na Metodista

Imigração árabe é tema de palestra na Metodista

20/03/2013

20/03/2013 13h40 - última modificação 20/03/2013 14h32

A Universidade Metodista de São Paulo recebe na próxima quarta-feira, 27 de março, das 21h20 às 23h a palestra “Os contextos da imigração árabe para o Brasil”, ministrada por Gabriel Mathias Soares e Paulo Daniel Farah (veja o currículo dos palestrantes abaixo).

O evento faz parte do IV Festival Sul-Americano de Cultura Árabe, que acontece até o dia 31 de março e reúne diversas manifestações culturais e palestras espalhadas por diversos locais.

Atualmente, há mais de 16 milhões de árabes e descendentes vivendo no Brasil. Há diversas narrativas e histórias de vidas de famílias de imigrantes, relatando suas trajetórias particulares e suas perspectivas em relação à terra de origem e à de acolhida. Para entender as diversas experiências da imigração de árabes para o Brasil, esta palestra aborda as condições, os meios, o espaço e a conjuntura em que se produziram.

Gabriel Mathias Soares - Mestre em Estudos Judaicos e Árabes pela Universidade de São Paulo, graduado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador da Biblioteca e Centro de Pesquisas América do Sul-Países Árabes (BibliASPA). Também foi por três meses acompanhante ecumênico no Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestina e Israel (EAPPI em Inglês) na cidade de Hebron / Al-Khalil.

Paulo Daniel Farah é Professor Dr. da FFLCH-USP, Presidente-Diretor da BibliASPA (Biblioteca e Centro de Pesquisa América do Sul-Países Árabes), coordenador do Festival Sul-Americano da Cultura Árabe e curador de exposições como “Islã: Arte e Civilização” e “Caligrafia árabe: a arte da palavra”. É autor de O Islã (São Paulo: Publifolha, 2000), ABC do Mundo Árabe (São Paulo: SM, 2006), Deleite do estrangeiro em tudo o que é espantoso e maravilhoso (Edições BibliASPA, FBN, Bibliothèque Nationale d’Algérie e Biblioteca Nacional de Caracas, 2007) e A escrita da língua árabe: alfabetização, ortografia e caligrafia (São Paulo: Edições BibliASPA, 2011), entre outros. Trabalhou na "Folha de S.Paulo" na editoria de Mundo.

Os contextos da imigração árabe para o Brasil”

Quando: 27/03 (quarta-feira), das 21h20 às 23h.

Local: Anfiteatro Sigma - Universidade Metodista de São Paulo - Campus Rudge Ramos - Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP

Capacidade: 230 vagas.

Quanto: gratuito.

Mais informações:

festivalsaca@gmail.com ou claudia.silva@metodista.br

http://www.facebook.com/festivaldaculturaarabe

https://twitter.com/festivalsaca

http://www.flickr.com/photos/92083575@N04/

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático