Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Junho / Troca de Oportunidades

Troca de Oportunidades

14/06/2013

14/06/2013 14h19

> estágios supervisionados contribuem com o aprendizado e ingresso no mercado de trabalho. Foto: Pedro Cavalheiro

Empresas buscam talentos em parceria com a Universidade

O primeiro passo costuma ser o mais importante e, muitas vezes, o mais difícil. Tomar iniciativas e ter atitude é fundamental em qualquer área da vida e o mercado de trabalho não ia ficar de lado.

Quando o jovem inicia sua vida universitária ele se insere em um mundo completamente diferente do que estava acostumado. As responsabilidades são outras e começam no momento da escolha do curso. A partir daí, a dedicação e a vontade de constituir uma carreira de sucesso dependem exclusivamente dele.

Uma das portas de entrada para o mercado de trabalho quando ainda se está estudando são os programas de estágio, que promovem a capacitação profissional e propiciam o desenvolvimento de habilidades e competências condizentes com a teoria que o aluno está vendo em sala de aula.

São inúmeras vagas em empresas de pequeno porte até multinacionais e, para aproveitar essas oportunidades, o jovem tem que se capacitar, já que a de manda é grande, mas a procura também.

Central de Estágios

Na Metodista, além das vagas oferecidas pelas agências experimentais de cada faculdade, existe ainda um setor que contribui para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

A Central de Estágios estabelece convênios e promove parcerias com organizações que possuem programas de estágio. Desde a criação da Central, em 2005, foram contempladas 6.174 empresas parceiras.

Segundo a coordenadora da Central, Simeia Guimarães, “com a aprovação da nova lei do estágio em 2008, a celebração de convênios não se tornou mais obrigatória. Mas, como instituição de ensino, optamos por continuar a celebrá-lo, flexibilizando tal exigência para não perder o campo de estágio”.

As vagas são divulgadas através do site e também publicadas nos quadros de avisos da Universidade, divididas por área de atuação. No ano de 2012, mais de 6 mil oportunidades passaram pela Central.

“Visamos, com um trabalho integrado entre a Central, diretores e coordenadores de curso, assegurar a qualidade do estágio e a formação profissional dos estudantes, respeitando as especificidades de cada área de formação”, conta a pró-reitora de graduação, professora Vera Lúcia Gouvêa Stivaletti”.

Nos últimos seis meses foram conveniadas cerca de 230 empresas nacionais e multinacionais. A Central capta, recebe e divulga as vagas. “Buscamos um relacionamento efetivo com as em presas, para que
possamos ter mais vagas e em mais campos de atuação”, explica Vera.

O cuidado para manter a regularida de e a qualidade do estágio, seja ele obrigatório ou não, é essencial. Segundo a pró-reitora, “a Central de Estágios tem sido cada vez mais procurada, embora em alguns cursos os estágios obrigatórios só podem ser realizados a partir da metade do curso, em outros não existe essa obrigatorie dade e mesmo assim os alunos querem fazer estágio logo no início. Então, quando há a captação de vagas nas empresas é avaliada qual a vaga e o que o aluno vai fazer, para que não tenham distorção da atividade e que ela seja condizente com o curso”.

Para aprimorar os serviços, algumas ações já estão sendo implantadas. Uma delas é o desenvolvimento do plano de carreira e empregabilidade, no qual ocorre a integração de alunos e professores ao mercado profissional, proporcionando não só o desenvolvimento do estágio, mas um planejamento de carreira para acompanhar a inserção do aluno no mercado de trabalho.

“O estágio tem papel importantíssi mo na formação do aluno, pois um estágio bem feito e bem orientado vai fazer a diferença na vida do jovem”, completa Vera.

Experiências

Guilherme Alves de Oliveira é estudante do 7º semestre de Psicologia e estagiário da Magneti Marelli Cofap, empresa internacional líder no desenvolvimento e produção de sistemas e componentes de alta tecnologia para veículos.

O aluno conta que iniciou a busca por estágios no 2º semestre do curso. “Estava trabalhando há cinco meses quando me dei conta de que como estagiário eu poderia garantir maior dedicação aos estudos (devido à carga horária de trabalho) e também alguma remuneração”.

Guilherme ficou sabendo por meio de uma professora que a Central de Estágios divulgava vagas em murais e no site e acredita que isso seja um diferencial da Metodista. “Muitos alunos entram na Universidade sem ter nenhum conhecimento sobre a importância de um estágio e acabam perdendo muitas oportunidades. Acredito que seja importante o suporte aos alunos calouros também”.

Desde que iniciou o curso de Comunicação Mercadológica, Clara Helena Braga começou a pesquisar vagas na área. A aluna conheceu a Central nos murais da Universidade e também por mensagem enviada via Portal do Aluno. “Quando cliquei no link vi várias oportunidades, inclusive de empresas renomadas e isso me chamou a atenção porque é importante a faculdade ter um serviço especializado pra isso, é como se realmente se importassem com a nossa carreira e nossa colocação no mercado de trabalho”, comenta.

Após ficar sabendo de uma oportunidade para o Programa Campus Rep da Apple, que oferece um estágio de 12 meses para que o estudante represente a empresa na universidade, Clara se inscreveu e participou, com outros 150 candidatos, do processo seletivo que ocorreu na Metodista.

“Foram duas dinâmicas de grupo, preenchimento de questionário, redação, intervenções após apresentações de vídeos, perguntas e colocações da selecionadora, representante da Apple México”, explicou Simeia, coordenadora da Central que acompanhou a seleção.

“Acho essencial a Universidade ter uma Central de Estágios que busque parcerias com empresas. Funciona como uma ponte para inserir os alunos no mercado, oferecendo oportunidades que talvez não tivéssemos conhecimento e nos dá uma vantagem para nos mantermos atualizados, auxiliando na busca por um novo emprego/estágio. Principalmente, como aconteceu no meu caso, em uma empresa referência como é a Apple”, conclui Clara.

A Central de Estágios fica localizada no Campus Rudge Ramos – Edifício Delta – Sala 244. Para saber mais acesse: www.metodista.br/centraldees tagios ou entre em contato (11) 4366-5617.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático