Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Junho / Networking e Marketing Pessoal: como se diferenciar no mercado de trabalho

Networking e Marketing Pessoal: como se diferenciar no mercado de trabalho

14/06/2013

14/06/2013 15h16

Universitários e estudantes do ensino médio estiveram atentos as dicas da professora. Foto: Gislene Madi

Palestra com a coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue. Ana Maria Martins, trouxe dicas para quem busca destaque na carreira profissional

Procurar um emprego não é tarefa simples. Provas, dinâmicas, entrevistas
e outras tantas etapas de um processo de contratação exigem que o candidato se destaque de seus concorrentes e, para isso, ele precisa ter ao menos um diferencial.

Quem esteve presente na 16º edição da Feira do Estudante – Expo CIEE e
teve a oportunidade de acompanhar a palestra “Networking e Marketing Pessoal”, ministrada pela professora Ana Maria Santana Martins, coordenadora do curso Secretariado Executivo Bilíngue, pôde conferir algumas dicas para obter sucesso nas relações de trabalho.

Com o auditório lotado, a professora abordou a importância das redes de relacionamento. “Muitos perdem oportunidades por medo de estabelecer relações interpessoais. No mercado, a palavra atitude é uma das chaves para ser um vencedor”, contou Ana Maria.

Outro ponto relevante debatido foi o gerenciamento de crises no ambiente corporativo. “Nós somos diferentes e a capacidade perceptiva de cada um também. Os conflitos surgem da necessidade de mudança, de aceitação de novos pontos de vista. Na vida, em qualquer profissão, você tem que saber administrar os conflitos.”

Segundo Ana Maria , a renovação e mudança são atos que tem que acontecer diariamente. “Todos nós devemos fazer uma auto-análise, uma introspecção e pensar: como vou me relacionar bem com as pessoas se não me relaciono bem comigo mesmo?”.

Entre as dicas, cuidar da imagem pessoal e ter uma postura adequada não só em uma entrevista de emprego, mas quando já estiver inserido no
mercado de trabalho é indispensável. “O marketing pessoal é a venda de nossa imagem, que diz muito sobre nós. Desde a maneira de sentar até a postura ao atender o telefone faz a diferença quando trabalhamos em equi pe. As organizações costumam dizer que antes de vender a imagem da empresa o profissional precisa vender sua própria imagem”, relata a professora.

Mas não é só individualmente que deve-se agir. Ao citar Confúcio, "não faças aos outros o que não queres que façam a ti” a professora revelou a essência do trabalho em grupo – o respeito mútuo. “Somos todos eternos aprendizes. Quanto mais você pesquisa, quanto mais você estuda mais você terá necessidade de informação. Equivocar-se é permitido. Comprometa-se e treine para dar o seu melhor.”

Ao finalizar, Ana Maria deixou o conselho. “Invista, acredite em você, peque pelo excesso de cuidado e de educação e respeite a si próprio para ser respeitado. Atitude sempre!”

Érica Batista de Souza, estudante de Ciências Contábeis que está em busca de estágio, se interessou pelo tema e assistiu à palestra. “O tema é muito bom. As dicas são muito valiosas e vou procurar aplicá-las”.

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X