Alunos se reúnem pela última vez antes de embarcar para o Projeto Rondon
18/01/2013 16h55 - última modificação 19/04/2017 17h06
Na última reunião antes da viagem para o Projeto Rondon, nesta sexta-feira, 18, os alunos que fazem parte da equipe apresentaram as atividades que irão desenvolver em Frei Paulo, no Sergipe.
Estudantes são dos cursos de Biomedicina, Jornalismo, Nutrição, Psicologia e Relações Públicas e permanecerão na cidade durante duas semanas -- de 21 de janeiro a 4 de fevereiro, realizando ações como oficinas de teatro, incentivo a leitura, hanseníase e atividades de direitos humanos e justiça.
“É uma experiência única entrar numa comunidade, conhecer como vivem e ver uma realidade diferente da que temos em São Paulo”, conta Bianca Beltrame, também do 7º semestre de Jornalismo, sobre o que a motivou a se inscrever no projeto.
Para Yara Ferraz, 7º semestre de Jornalismo, “é uma oportunidade de transmitir o conhecimento que temos e ajudarmos da maneira que podemos a partir da profissão que escolhemos”.
Já Eliane Figaro, recém-formada em Psicologia, explica que “na visão do psicólogo, que observa o comportamento humano, é importante ir para outra região, ver outras manifestações. Além disso, gosto da convivência em grupo, porque é com a troca que o aprendizado se concretiza, ainda mais num grupo multidisciplinar”.
“Gosto de ser assistencialista e isso faz parte da opção profissional que fiz. Se eu for e conseguir ajudar uma pessoa só que seja, já estou satisfeita”, resume Josiane Duarte, recém-formada em Biomedicina.
Além do professor Victor Bigoli, da Faculdade de Saúde, que irá como coordenador da equipe, a professora Márcia Velasques, do Núcleo de Formação Cidadã, já realizou diversas atividades em comunidades e participará pela primeira vez do Rondon. “O aluno que se envolve nos projetos de extensão encontra o seu caminho. Ele descobre habilidades que nem sabia que tinha”.
O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo federal, coordenado pelo Ministério da Defesa, que seleciona estudantes voluntários para promover soluções que visem o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes.
Projeto Canudos
O projeto realizado pela Metodista, em parceria com o Instituto Brasil Solidário, na cidade de Canudos, no interior da Bahia não pôde receber a equipe da Universidade para a visita que estava programada para este mês de janeiro devido à seca.
Como forma de contribuir com a comunidade, o valor arrecadado com a inscrição dos alunos que se candidataram para a atividade foi doado para a compra de brinquedos, que foram entregues às crianças numa festa que contou com Papai Noel.
O coordenador do projeto, professor Victor Bigoli, da Faculdade de Saúde, afirmou que os alunos selecionados farão parte do grupo que realizará a missão em julho.
Saiba mais no IBS News, boletim do IBS.