PIBIC prorroga inscrições para Bolsas de Iniciação Científica
06/02/2013 16h15 - última modificação 04/04/2013 17h12
Atenção! As inscrições foram prorrogadas até 17 de abril. Os interessados devem comparecer na Secretaria de Pós-Graduação (Ed. Capa - 3º piso), sala 303, de segunda a sexta das 8h às 21h, e sábado das 8h às 11h - e-mail: pibic@metodista.br
Para saber sobre os requisitos e prazos, consulte o edital:
www.metodista.br/bolsas/cnpq-pibic/edital-de-prorrogacao-013-2013-selecao-2013-2014
_________________________________________________________________
Alunos dos cursos de graduação que buscam a inserção na área de pesquisa em conjunto com as áreas de ensino e extensão têm a oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), oferecido pela Metodista e pelo CNPq. São vinte e duas bolsas com duração de um ano.
O aluno de Psicologia Bruno Pelícia participa há dois anos do programa pesquisando sobre situações de risco e consumo de substâncias psicoativas, principalmente o crack. Para ele “a pesquisa desempenha papel fundamental na consolidação do conhecimento, pois inicia o pensar crítico”.
A primeira iniciação científica desenvolvida por Bruno verificou as representações sociais da recaída em dependentes de crack e está sendo publicada na Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas – USP Ribeirão Preto. Uma segunda iniciação científica está sendo realizada, que investigará os aspectos da personalidade em dependentes de cocaína e crack.
Bruno conta que a participação acrescenta muito na carreira. “Estou recebendo melhores propostas de estágios, convites para participação em congressos, simpósios, seminários e encontros. Além disso, possibilita tornar público os resultados da pesquisa e trocar experiências obtidas nas investigações”. O estudante também foi homologado para a 2° fase do programa Ciências sem Fronteiras. Um dos critérios de desempate no programa é exatamente a participação em programas de iniciação científica como o PIBIC.
“É uma oportunidade ímpar durante a graduação em aprofundar em um tema e viver o momento universitário”, completa.