Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Fevereiro / Passaporte carimbado

Passaporte carimbado

07/02/2013

08/02/2013 12h42 - última modificação 08/02/2013 12h43

PROGRAMA PERMITE A ALUNOS CURSAREM UM SEMESTRE NO EXTERIOR

Estudar, conhecer novas culturas e se aperfeiçoar em outro idioma. Na Metodista, uma das oportunidades que os alunos da graduação podem aproveitar é a realização do Semestre Acadêmico no exterior. Sem precisar trancar a matrícula, o aluno pode estudar por seis meses em universidades internacionais conveniadas com a Metodista.

O Jornal da Metodista entrevistou Vanessa Martins, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais, para esclarecer dúvidas e saber mais sobre o funcionamento do programa.

Quais os convênios firmados pela Metodista para intercâmbio de alunos?

A Metodista atualmente tem 20 convênios firmados que possibilitam o intercâmbio de alunos. Os interessados devem verificar no site da universidade parceira se ela tem o mesmo curso ou um curso correlato e conversar com a Assessoria de Relações Internacionais da Metodista. A perspectiva é de aumentar o número de parcerias.

Quais os requisitos para participar do programa de intercâmbio?

Estar regularmente matriculado na Metodista e ter cursado pelo menos
dois semestres letivos; realizar inscrição pagando taxa de R$ 200,00. Apresentar todos os documentos exigidos no edital (em geral são a carta de intenções, formulário de inscrição, comprovante de proficiência em idioma estrangeiro e comprovação de viabilidade econômico-financeira).

É possível aproveitar as disciplinas estudadas na instituição estrangeira?

Isso vai depender do coordenador do seu curso na Metodista. No momento de inscrição no programa de intercâmbio o aluno escolhe as disciplinas que tem interesse em cursar na universidade estrangeira. Se as disciplinas tiverem equivalência de conteúdos e carga horária de pelo menos 70% o coordenador do curso poderá autorizar o reconhecimento da disciplina. Somente com a avaliação e autorização do coordenador do curso serão aceitos os créditos estudados noexterior. O aluno também só poderá requisitar equivalência de crédito se tiver sido aprovado nas disciplinas cursadas na universidade estrangeira.

Quais são os benefícios para quem participa do intercâmbio?

Aquisição de bagagem cultural, ampliação dos horizontes pessoais e profissionais, aquisição de conhecimentos profissionais e acadêmicos no país estrangeiro.

A Metodista dá algum auxilio financeiro para quem participa do programa de intercâmbio?

O aluno que participa de um programa de intercâmbio está isento do
pagamento de mensalidades durante todo o período de viagem.

Quando acontecem as inscrições para o programa de intercâmbio?

A previsão de abertura de edital para o intercâmbio é todo o mês de março, para intercâmbios que iniciam em agosto e setembro; e setembro para intercâmbios que iniciam em janeiro e fevereiro.

Para verificar as universidades parceiras, acesse: www.metodista.br/ari/semestre-academico.

Para mais informações, entre em contato: ari@metodista.br.

 

Paula Lima
paula.come@metodista.br

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático