Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Fevereiro / Gastronomia Verde: fio condutor de trabalho final do curso

Gastronomia Verde: fio condutor de trabalho final do curso

08/02/2013

08/02/2013 12h53

Visitantes puderam provar pratos criados pelos alunos. Foto: Lara Molinari

ALUNOS FORAM DESAFIADOS A CRIAR RECEITAS SUSTENTÁVEIS E APRESENTAR OS PRATOS EM EVENTO DE DEGUSTAÇÃO

Carolina recheada com creme de palmito, lombo desfiado com palmito ao molho de tangerina e manjar com calda de açaí. Salada de acelga com tomate, palmito, crouton e queijo orgânico, risoto de café e strudel de maçã e café. O que esses cardápios têm em comum? Eles foram elaborados por alunos do 4º semestre de Gastronomia e servidos em um evento organizado por eles nos dias 29 e 30 de novembro.

“A partir de um tema central, Sustentabilidade ou Gastronomia Verde, eles desenvolveram o assunto. Pesquisaram a parte cultural e informativa e depois foram para a prática, produzindo esse evento, com a presença de convidados”, explicou a professora Marisa Lippi.

Nas mesas de degustação, o cardápio deveria conter entrada, prato principal e sobremesa, considerando o tema escolhido. Assim, a criatividade também se destacou entre os ingredientes. “A dificuldade foi encontrar receitas que não fossem somente de doces”, contou Aline Sayuri, cujo trabalho foi sobre chocolate orgânico.

Para Sandro Vasques, o desafio foi encontrar uma produtora de café or gânico. “Encontramos uma cooperativa que tem 6 mil cooperados e só um orgânico.” O estudante explica que a escolha do tema teve a ver com a his tóriado Brasil. “Ele foi muito importante para o desenvolvimento da economia, está muito presente no dia a dia e é a segunda bebida mais consumida do mundo”, afirmou.

Além de chocolate e café orgânicos, os pratos apresentados estavam relacionados à gastronomia funcional, gastronomia infantil, à unidade de alimentação e nutrição – estabelecimentos fornecedores de alimentos prontos, como restaurantes comerciais, restaurantes de hotéis, entre outros – palmito juçara, horta, fast food, restaurante Apanã – que utiliza produtos orgânicos, funcionais e ecossustentáveis, e boulangerie.

Os alunos buscaram patrocínio e ficaram responsáveis pela venda dos
convites. O evento contou com o apoio da ONG Banco de Alimentos.

Gabriela Rodrigues
gabriela.rodrigues@metodista.br

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático