Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Fevereiro / Aluna participa de operação de atendimento a comunidades ribeirinhas

Aluna participa de operação de atendimento a comunidades ribeirinhas

28/02/2013

01/03/2013 14h53 - última modificação 01/03/2013 14h53

Prevenção foi trabalhada de maneira lúdica com as crianças das comunidades visitadas. Foto: arquivo pessoal

“O que provoca mudança não é feito pra acabar. Levar a mudança adiante é o que representa o espírito tão falado, o rondonista. Fomos para ajudar e hoje somos nós que agradecemos. Tratamos e fomos tratados. O que ganhamos é do tamanho do mar. E aprendi que não é preciso estar pra se fazer presente, quando o que se leva, é imaterial”.

As palavras acima são da aluna Bruna Balbuglio, do 7º semestre de Odontologia, que participou das Operações de Assistência Hospitalar à População Ribeirinha (ASSHOP) na Amazônia, numa iniciativa da qual também participou uma equipe do Projeto Rondon, coordenada pelo Ministério da Defesa.

Durante 14 dias, os navios passaram por 13 comunidades diferentes nas quais os rondonistas, divididos em grupos, realizam visitas domiciliares e tinham a oportunidade de conhecer a casa, a vida, a rotina das pessoas que procuravam atendimento.

Bruna Balbuglio conta que, na área de Odontologia, foram feitos atendimentos preventivos, como palestras e entrega de kits de higiene bucal e outros procedimentos como, restaurações, exodontias complicadas, raspagem, retirada de cárie e profilaxia. No total, 1.346 pessoas receberam atendimento.

A ASSHOP ocorreu no final de janeiro e atendeu populações nas regiões das calhas dos rios Javari, Japurá, Juruá, Solimões, Içá, Pará, Purus, Negro, Branco, Xingu, Madeira, Tocantins, Jari, Marajó e Trombetas.

Além de tratamentos odontológicos, a operação compreendeu trabalhos nas áreas de medicina preventiva; atendimentos médico e cirúrgico; vigilância epidemiológica; levantamento das condições sanitárias e das facilidades de promoção e assistência de saúde das localidades; apoio aos agentes comunitários de saúde. O projeto possibilitou ainda integração com organizações militares, universidades e instituições científicas.

Confira mais sobre a Operação São Francisco na página do Facebook dos Projetos Extensão Metodista Proex e no site do Projeto Rondon.

Saiba mais:

Metodista promove ações sociais durante Operação São Francisco do Projeto Rondon

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático