Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / Abril / Agência da Faculdade de Comunicação da Metodista produz animação internacional

Agência da Faculdade de Comunicação da Metodista produz animação internacional

09/04/2013

09/04/2013 11h10 - última modificação 16/04/2013 15h06

Presidente do Projeto Carta da Terra convidou a AGiCOM para produzir vídeo


Um Sonho Possível” é uma animação criada e produzida pela AGiCOM – Agência Integrada de Comunicação da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade Metodista de São Paulo, com o objetivo de divulgar a Campanha Mundial da Carta da Terra que é uma rede global com uma grande diversidade de pessoas, organizações e instituições que buscam promover os valores da sustentabilidade.

O vídeo teve seu lançamento oficial na conferência Rio+20, realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 e será usado no mundo todo para a divulgação da campanha.

“O convite para a gente fazer o vídeo da campanha mundial da Carta da Terra surgiu de uma visita do presidente do Conselho Mundial da Carta da Terra, Maurice Strong, à Metodista. Quando ele conheceu a AGiCOM, reconheceu que tínhamos todas as condições para fazer um vídeo que várias agências de propaganda, que na época estavam envolvidas, não puderam desenvolver”, disse a professora Waverli Neuberger, Coordenadora do Programa Metodista Sustentável.

O trabalho foi realizado por 13 estagiários e seis funcionários da agência que também já foram estagiários da AGiCOM.  Essa visão inovadora fez com que o produto final recebesse todo o apoio e confiança do presidente da Carta da Terra para se transformar em um projeto internacional.

“A gente quis produzir uma animação, mas precisávamos de um diferencial. Então, nós escolhemos o formato de trailer porque a gente teria possibilidades narrativas e estéticas muito interessantes para trabalhar. Além disso, o conceito de um trailer cinematográfico é instigar as pessoas a verem o filme que ele promove, e o que nós queríamos com esse projeto era exatamente isso, que as pessoas fossem instigadas a conhecer e compreender os valores da Carta da Terra e a questão da sustentabilidade”, explicou Felipe Filgueiras, ex-aluno do curso de Cinema Digital da Universidade Metodista, funcionário da AGiCOM e roteirista da animação.

“A maioria das animações ligadas à sustentabilidade são iguais: tem uma mensagem final geralmente acusatória, dizendo que o mundo está assim por sua culpa e intimando todo mundo a fazer alguma coisa. Nós quisemos fugir deste discurso óbvio e abordar o tema de outra maneira”, completou Filgueiras.

A campanha de sustentabilidade da Carta da Terra começou em 1987, a partir de uma recomendação da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, conhecida como “Comissão B undtland”, que pedia a criação de uma declaração universal que estabeleceria os principais fundamentos da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Hoje, a Carta da Terra já foi traduzida para 40 línguas e subscrita por 4.600 organizações.

O filme foi devidamente liberado pela Agência Nacional de Cinema (ANCINE) para exibição em nível nacional e internacional pela mídia.

 

Veja na íntegra a animação “Um Sonho Possível”: http://www.youtube.com/watch?v=n73xn2zIRvQ

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X