Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Setembro / Open Innovation Seminar lança site e abre inscrições para participantes

Open Innovation Seminar lança site e abre inscrições para participantes

20/09/2012

20/09/2012 11h45 - última modificação 17/10/2012 11h29


Estão abertas as inscrições para o 5º Open Innovation Seminar – maior evento de inovação aberta da América Latina. Com o tema “Crescimento sustentável apoiado em redes de inovação: agenda Brasil”, o evento reunirá palestrantes de diversos países entre 12 e 14 de novembro no hotel Transamérica, em São Paulo. A expectativa é reunir cerca de 2 mil pessoas entre empresários, profissionais ligados à área de inovação da indústria, pesquisadores e representantes de governo. A inscrição pode ser realizada pelo site:www.openinnovationseminar.com.br.


Neste ano, o evento reúne países parceiros para a construção de uma agenda Brasil pela busca de parcerias internacionais para o desenvolvimento nacional. Além das palestras que serão realizadas no primeiro dia do evento, serão realizados também workshops colaborativos envolvendo profissionais de diversas áreas. A ideia é construir ambientes para a prática da inovação aberta estimulando a busca por parcerias para resolução de desafios comuns.  Os temas das arenas foram propostos por diversas organizações e entidades ligadas ao evento e discorrem sobre questões como “Ciência sem Fronteiras: construindo redes internacionais para inovação”, “Mecanismos Públicos de Incentivo a Inovação: uma troca de experiência entre praticantes e proponentes”, “Mega Eventos: inovação e geração de negócios a partir da inserção do Brasil no calendário internacional de grandes eventos”, entre outros.

Durante o 5º Open Innovation Seminar também serão realizados cursos para os participantes relativos à prática da inovação aberta, com temas como “Cultura de Inovação”, “Transferência de tecnologia”, “Design Thinking e inovação”, entre outros. Os cursos, com instrutores nacionais e internacionais, serão realizados no segundo e terceiro dia do evento.

Edições anteriores

Desde 2008, o OIS reúne especialistas da chamada hélice tripla da inovação – governo, empresas e universidades – de diversos países e tem desempenhado papel de destaque na inserção do Brasil em uma rede global de inovação. Também tem sido apoiado por importantes entidades públicas, como ABDI, ANP, Finep, CNPq e INPI, além de associações, universidades e grandes empresas. Em 2011, mais de 60 organizações se envolveram no evento, que contou com cerca de 1,2 mil participantes.

De acordo como diretor executivo do Centro de Open Innovation – Brasil, Bruno Rondani, o tema da inovação aberta vem amadurecendo no Brasil desde a primeira edição do seminário. “No início, poucos profissionais sabiam o que é inovação aberta e o papel do evento era difundir o conceito. Hoje, alcançamos um público bastante grande e qualificado, o que permite um nível de discussão avançado. Isso tem demandado que o Open Innovation Seminar cumpra novas funções”, afirma. Além de palestras com especialistas de diversos países, o evento se transformou em um espaço para o desenvolvimento de networking, para colocar a inovação aberta em prática e para gerar e consolidar conhecimentos.

Sobre o OIC

O Centro de Open Innovation – Brasil é uma comunidade de praticantes da inovação aberta. Lançada em maio de 2009, a organização foi criada com o objetivo de melhorar as práticas de inovação aberta no Brasil por meio de estudos teóricos e aplicados. O OIC tem como conselheiro Henry Chesbrough, pesquisador da Universidade de Berkeley (EUA) e criador do conceito de inovação aberta.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X