Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Setembro / Curso de Gastronomia contará com um jardim de ervas

Curso de Gastronomia contará com um jardim de ervas

12/09/2012

12/09/2012 12h02

Iniciativa partiu de grupo de alunas como parte do trabalho de conclusão de curso

Tomilho, sálvia, erva-doce, capim santo, manjericão italiano, limão rosa. Estas são apenas algumas das especiarias que os estudantes do curso de Gastronomia poderão colher no Jardim de Ervas, no Campus Planalto. A iniciativa partiu de um grupo de alunas do 4ª semestre, como parte do trabalho de conclusão de curso.

Cada grupo deveria desenvolver um projeto a partir de um tema central – Gastronomia Verde ou Sustentável. “A nossa proposta inicial era fazer um projeto de horta para residências. Hoje qualquer pessoa pode ter uma na sacada, em uma jardineira. Mas decidimos estender para um projeto comunitário”, explica Letícia Simonetti. Ela conta que a Universidade cedeu o espaço – cerca de 25m2 – e que o Jardim irá beneficiar o curso também.

De acordo com a estudante, o intuito é “instigar as pessoas a viverem mais próximas do verde e trazer de volta o prazer de estar em contato com a natureza. Deixando de comprar coisas que vêm de longe, você elimina o transporte, contribui com a questão da poluição, que é justamente a ideia da Gastronomia Sustentável”.

O coordenador do curso, professor Marcelo Bergamo, menciona diversas vantagens com o Jardim. “As pessoas conhecem os produtos embalados, prontos, no supermercado. Aqui, poderão ver como crescem, a textura, as cores, os aromas, e poderão entender a relação da comida com a terra.”

Segundo o docente, além da questão sustentável, as ervas poderão ser usadas nas aulas práticas e o objetivo é motivar as turmas dos próximos semestres a manterem e perpetuarem a iniciativa.

As mudas foram adquiridas pelas próprias alunas, que também foram responsáveis – com o auxílio de jardineiros do Campus – pela limpeza da área e plantio.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
X