Drops de Cultura
15/10/2012 17h09
Livro: A visita cruel do tempo
Da São Francisco dos anos 1970 à Nova York de um futuro próximo, Jennifer Egan tece uma narrativa caleidoscópica, que alterna vozes e perspectivas, cenários e personagens para contar como os sonhos se constroem e se desfazem ao longo da vida. Obra vencedora do Pulitzer, do National Book Critics Circle Award e do LA Times Book Prize no ano de 2011, A visita cruel do tempo é composto por 13 histórias curtas sobre relações familiares, indústria fonográfica, jornalismo de celebridades, efeitos da tecnologia, viagens e a busca por identidade versus o esfacelamento de ideais -, interligadas pelas memórias de um grupo de personagens em diferentes pontos de suas vidas.
Filme: Soul Surfer
O filme conta a história real da jovem Bethany Hamilton (o filme é baseado no livro dela). Aos 13 anos, em 2003, enquanto pra ticava surf na praia de Tunnels Beach, a havaiana foi atacada por um tubarão que lhe devorou o braço esquerdo. Depois de escapar da morte, Bethany precisou reaprender a lidar com situações simples do dia a dia. Membro de uma comunidade cristã, a moça enfrentou questionamentos que não chegaram a lhe tirar a fé, mas a abalaram sensivelmente. Com a ajuda de Deus e da família (especialmente do pai), a jovem superou o trauma e se tornou surfista de destaque e um exemplo de vida e de fé para muita gente. Anna Sophia Robb, Dennis Quaid, Helen Hunt e Carrie Underwood fazem parte do bom elenco do filme que tem muita lição de vida a ensinar.
Teatro: Bom Retiro, 958 metros
O espetáculo do Teatro da Vertigem mergulha de corpo e alma na história do Bom Retiro, bairro da capital paulistana, e nas mudanças pelas quais ele atravessou nas últimas décadas. Oficinas clandestinas de tecelagem, moradores de rua e personagens urbanos se misturam em uma caminhada cênica que percorre galerias de lojas, ruas do bairro e um teatro abandonado. É um retrato cru e visceral de uma São Paulo que normalmente não é vista.
Quer ver sua dica publicada no drops de Cultura? Então envie um e-mail para imprensa@metodista.br sugerindo um filme e fique de olho no Jornal da Metodista!