Seminário divulga pesquisas produzidas pelo Programa de Pós-Graduação em Administração
30/11/2012 15h55 - última modificação 04/12/2012 13h22
Prof. Luciano Venelli cuja pesquisa relaciona a formação dos alunos e as competências exigidas pelas empresas. Foto: Gabriela Rodrigues
Levar sua produção científica para além dos muros da Universidade foi o objetivo central do Seminário Público de Pesquisa, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), nesta quinta-feira, 29 de novembro, na Universidade Metodista de São Paulo.
De acordo com o coordenador do PPGA, professor Luiz Roberto Alves, diferentemente da pesquisa básica, é da natureza da pesquisa aplicada a interação comunitária e social. “O intuito é entender o País e o mundo por meio da análise de uma região, no caso, a metropolitana de São Paulo. E não apenas isso. Entender o mundo e dialogar com ele.”
No evento foram apresentadas oito pesquisas, em diferentes estágios – inicial, em andamento e em fase final – nas linhas de Gestão Econômico-Financeira de Organizações e Gestão de Pessoas e Organizações. A seguir, você confere um pouco mais sobre alguns dos trabalhos.
Responsabilidade Social Empresarial
A Responsabilidade Social é uma discussão que interessa tanto aos meios acadêmicos como às empresas, pois busca entender o que está perpetuando esse impacto. “Hoje esse assunto está muito vinculado ao cumprimento de normas e exigências. Mas até que ponto há mudanças na vida da comunidade?”, indagou a professora Dagmar Castro, responsável pela pesquisa. “Não adianta criticar se não pensarmos na formação dos alunos, que serão gestores daqui alguns anos. Uma formação com compromisso ético para termos a transformação social que precisamos.”
Formação dos profissionais x exigências das empresas
Embora no início, o trabalho do professor Luciano Venelli pretende cruzar os modelos de competência exigidos por empresas do setor de energia com a formação dos alunos de 21 instituições de diferentes níveis, como faculdades e escolas técnicas. “Se é uma área prioritária [a de energia] para o governo, tem que ser também para as universidades e as empresas”, afirmou.
Dilemas e desafios do Grande ABC
A partir de diferentes indicadores sociais da região do ABC paulista, o professor Luiz Jurandir de Araújo identificou diversos desafios na área de educação. “A universidade tem que ser um provocador de políticas públicas e de responsabilidade das empresas”, acredita o professor. “Em Diadema, há bastante jovem e com uma condição financeira menor. Neste caso, poderia se pensar na possibilidade de se ter um polo de educação a distância.”
Luiz Jurandir explica que dentre as ações de curto prazo estão a adoção de iniciativas que gerem discussões, como a realização de seminários com pequenos empresários.
Mais informações sobre as demais pesquisas você encontra aqui.