Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2012 / Novembro / Escritório de Assistência Jurídica promove prática da profissão e exercício da cidadania

Escritório de Assistência Jurídica promove prática da profissão e exercício da cidadania

19/11/2012

20/11/2012 16h39

Com auxílio do professor orientador, estagiários participam de toda evolução processo. Foto: Paula Lima

[ CURSO DE DIREITO PROPORCIONA ACESSO À JUSTIÇA PARA COMUNIDADES CARENTES

Fortalecer a teoria na prática e ao mesmo tempo contribuir com a formação profissional e com a sociedade. No Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Metodista tudo isso é possível.

Constituído por diferentes projetos, o NPJ capacita o aluno por meio de situações enfrentadas no dia a dia do advogado, como audiências simuladas em um ambiente que retrata com fidelidade os tribunais judiciários.

O principal destaque da atuação do núcleo está no Escritório de Assistência Jurídica (EAJ), credenciado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O escritório presta assistência gratuita à comunidade carente de São Bernardo do Campo, com serviços nas áreas cível e penal.

No EAJ, os alunos a partir do 6º semestre do curso podem participar de um programa de estágio voluntário. Segundo a professora Alessandra Maria Sabatine Zambone, coordenadora do curso de Direito, “o estágio no EAJ permite que o aluno não seja um mero ‘officeboy’ jurídico. Acompanhado de um professor o orientador, o aluno participa de toda a evolução do processo, faz contato com todas as partes, desde o primeiro atendimento até a produção da peça processual que dará a entrada na ação judicial, se for o caso”.

O aluno George José Silva Santos, do 8º semestre destaca a importância de aprender na prática. “Temos um contato mais próximo com as questões de fato. A proximidade com os orientadores e com os atendidos auxilia o aluno a absorver mais informações práticas.”

Entre os serviços mais solicitados estão os da área de direitos da família: pensão alimentícia, guarda e visitas de filhos e divórcio. Na área penal os mais procurados são crimes relacionados a roubos e tráfico de drogas.

Dessa forma, as pessoas que não podem pagar um advogado sem prejudicar seu sustento próprio ou de sua família, tem a possibilidade de usufruir dos serviços de assistência jurídica da Universidade. “Os juízes elogiam o trabalho feito pelo EAJ, então isso nos dá uma sensação muito boa em relação à qualidade do estágio que está sendo oferecido aos nossos alunos, bem como a qualidade do trabalho que está sendo oferecido à sociedade”, conta Alessandra.

As atividades do escritório também seguem uma nova tendência da advocacia: a resolução de problemas de maneira consensual. Isso significa que os alunos já se preparam de outra forma, buscando resolver os conflitos por meio da conciliação. Às vezes, ao entender o conflito é possível resolvê-lo de maneira mais fácil e satisfatória para as partes, sem a necessidade de uma ação judicial.

Atendimentos

O atendimento para triagem é realizado de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30. É necessário residir em São Bernardo do Campo e ter renda familiar de até três salários mínimos. Além disso, não deve possuir bens imóveis ou automóveis. Os documentos necessários são: comprovantes de renda do grupo familiar, comprovantede residência, RG e CPF (cópias simples).O escritório fica na Rua Alfeu Tavares, 362 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP Tel: (11) 4366-4575 e-mail: npj@metodista.br.

 

Paula Lima

paula.come@metodista.br

Comunicar erros


Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático
Portlet de conteudo estático